• Matéria: História
  • Autor: silvavascaino98
  • Perguntado 4 anos atrás

A Europa medieval é resultado da interação entre diferentes povos e culturas. Nesse processo, pode-se considerar densa participação das culturas romana e germânica e não se pode negligenciar, contudo, a importante atuação do Cristianismo neste período.

 Sobre a atuação do Cristianismo na Idade Média Ocidental, entende-se que

A. a crise do Império Romano reorganizou a estrutura social na Europa e o paganismo foi revisitado na Idade Média como instituição modeladora da sociedade.

B. a força da Igreja Católica esteve diretamente associada aos benefícios acumulados através de doações de terras e dinheiro, assim como da isenção de impostos e organização de uma estrutura hierárquica interna.

C. o cristianismo não se manteve por muitos séculos, pois as perseguições do Império Romano e o avanço do Islamismo o dissolveram permanentemente.

D. o papa foi uma autoridade constituída durante a Idade Média e perdurou até o Tratado de Latrão, quando Mussolini pôs fim ao Vaticano.

E. não se pode pensar em Idade Média Ocidental sem entender a importância do Império de Bizâncio para reformular os preceitos de cristandade na Europa Feudal.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
6

É correta a alternativa B, tendo sido a Igreja Católica a instituição mais economicamente poderosa e culturalmente influente da Idade Média, tendo se tornado a maior detentora de terras no período. Isto se dava por meio das doações dos Nobres à Igreja e pelo fato da Igreja ser isenta de praticamente todos os impostos.

No aspecto político, havia conselheiros que eram membros do Clero (padres, freis, monges, etc.) em todos os grandes reinos europeus, sendo as próprias leis do período "inspiradas" pela Igreja. No aspecto cultural, era a Igreja que determinava os valores morais e as práticas sociais do período, sendo a base de fundamentação ideológica daquelas sociedades.

Perguntas similares