A Lei da Acessibilidade nº 10.098, criada em 19 de dezembro de 2000, tem o objetivo de promover a acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ela estabelece a remoção de obstáculos em vias, espaços públicos, edificações, transportes, meios de comunicação, estabelecimentos comerciais, industriais, educacionais e demais prestações de serviços.
A seguir analise as afirmações para acessibilidade especifica para Surdos usuários da libras:
I. Para vídeos/filmes (por exemplo institucionais e informativos) é recomendado o intérprete de Libras, além da legenda.
II. Rampas, elevadores e banheiros adaptados, calçadas com piso tátil.
III. Textos ampliados ou em braile, através de leitores de leta e/ou softwares ampliadores de comunicação alternativa.
IV. Informações escritas devem ser simples e claras, em português claro, sem palavras muito difíceis e, se possível, com desenhos ou fotos ilustrativas (cardápios, por exemplo.
V. Comunicação escrita em livros, apostilas, jornais e revistas e comunicação virtual a presença de intérprete na sala de aula.
VI. No caso de alarmes ou chamada de senhas, precisam ser também visuais ou vibratórios, não devem ser exclusivamente sonoros
VII. Fazer uso das tecnologias através de SMS, Tablets (ipad) e e-mails, por exemplo, para pedidos em farmácias, pizzarias, restaurantes e solicitação de serviços em hotéis.
E correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
Entende-se por acessiblidade a: ¨...condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de
Resposta:
Eu respondi Alternativa 5: I, IV, V, VI e VII, apenas.
Explicação:
I - certamente é aconselhável ter o intérprete de Libras além das legendas.
II - rampas, banheiros e elevadores adaptados não se aplicam aos surdos, pois esses, como regra geral, não possuem dificuldade de locomoção.
III - Braile não se aplica aos surdos.
IV - acredito que as informações escritas de modo simples se apliquem, sim, aos surdos. Assim, creio que essa alternativa é para os surdos.
V - além da escrita em livros, acredito que, sim, deve haver a presença de intérprete em sala de aula.
VI - alarmes ou chamada de senhas precisam ser também visuais ou vibratórios, não exclusivamente sonoros, pois de outro modo o surdo não conseguirá ter conhecimento da mensagem/chamada.
VII - as tecnologias mencionadas ajudam o surdo, pois o seu pedido/solicitação poderá ser atendido sem uso de libras