Sobre cultura, leia o fragmento de texto a seguir. “Cultura não é apenas um ornamento da existência humana mas uma condição essencial para ela [...]. Não existe algo como uma natureza humana independente da cultura.” (GEERTZ, C. “O Impacto do conceito de cultura no conceito de homem” In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p. 58 e p. 61). Tendo por base essa afirmação de Geertz, é CORRETO afirmar: Escolha uma: a. Os grupos partilham de uma cultura comum, que se encontra em constante transformação. Para a identificação de um grupo étnico, deve-se levar em conta sua auto-atribuição e a atribuição identitária pelos demais. b. As manifestações da cultura popular e da cultura erudita não estabelecem relações. O que em uma época é considerado popular nunca pode ser incorporado pela cultura de elite e vice-versa. c. Todos os seres humanos são cultos, contudo as pessoas letradas possuem mais cultura porque têm mais conhecimento dado pela educação formal. d. A cultura popular é marcada pela tradição e oralidade por isso, suas manifestações não se modificam ao longo do tempo, ou seja, são fixas.

Em entrevista, Philippe Descola diz: “o que me impressionou, principalmente, nessa investigação etnográfica que conduzimos com Anne Christine Taylor foi essa relação contínua, constante, de interação pessoal entre os humanos e os não humanos através de todo tipo de dispositivos (como os encantamentos, ou seja, o discurso da alma que os humanos dirigem às almas das plantas e dos animais; ou os sonhos que mostravam como os não humanos, numa forma humana, vinham se dirigir aos humanos para lhes comunicar mensagens). Observei, assim, um mundo em que, muito além das relações entre humanos, a relação com os seres da natureza desempenhava um papel central”. (Revista Topoi (Rio J.) vol.14 no.27 Rio de Janeiro July/Dec. 2013)
Levando em consideração a citação acima, é correto afirmar:

Escolha uma:
a. O totemismo pode ser vista pela antropologia como uma organização e forma de ver o mundo que coloca o humano acima de todas as demais formas e forças da natureza. Natureza e cultura rediscutidas: humanos e não-humanos em Philippe Descola.
b. O conceito de natureza é um paradigma universal, que se reproduz em distintas culturas e que apresenta as mesmas formas de interação entre humanos e não humanos.
c. Nenhuma das alternativas.
d. As identidades diferentes, tanto de humanos, quanto de não-humanos, podem ser mediadas por esquemas de interação, chamados pelo autor de modos de relação, como a reciprocidade, a predação e a proteção.

Respostas

respondido por: nelly200571
2
A resposta correta é a D.
Perguntas similares