• Matéria: Psicologia
  • Autor: kellyramires
  • Perguntado 9 anos atrás

Dentre os diversos autores pré-socráticos, assinale a opção que melhor exemplifique a noção de arché como elemento fundamental e que traga informações corretas sobre eles.

Escolha uma:a. Parmênides defendia que nada se transforma. Por isso, desde a criação, somos todos formados de água e a concretude é apenas uma ilusão. b. Pitágoras de Samos acreditava nos números como equilíbrio e harmonia do Universo. Os números são o elemento fundamental. Por isso, dizia que, ao realizar operações matemáticas, estamos criando novas formas de vida. c. Demócrito foi o criador da noção de átomo. Seus estudos originais permanecem válidos até hoje pela perfeição científica com a qual descreveu essas partículas. d. Heráclito de Éfeso entendia que a única constância é a eterna mudança. Por isso, a arché seria o fogo, símbolo da transformação. e. Anaxágoras dizia que sob a terra havia uma grande arca (arché) da qual os elementos do mundo eram retirados e distribuídos através de uma espécie de sementes do Cosmo (homeomérias).


kellyramires: RESPOSTA d.
pauloartorios: CORRETA

Respostas

respondido por: karina1610
42
Letra D. Heráclito de Éfeso entendia que a única constância é a eterna mudança. Por isso, a arché seria o fogo, símbolo da transformação.

lunarasousa: certo
pauloartorios: CORRETA
respondido por: Matheusieti
1

A alternativa D está correta.

Para Heráclito o mundo é como um fluxo permanente, por isso, Vale notar que a ética de sua filosofia ,direcionava as técnicas de ensino aos elementos essenciais das coisas, que deveria ser utilizada como um recurso no discurso para que os indivíduos que estiverem interagindo no diálogo possam perceber as diferentes formas que esse discurso é feito.

Assim como para Tales "tudo é água", ou seja, todas as coisas possuem água, e, o homem assim como a natureza fazem parte desse elemento que rege a energia do universo, a essência de Heráclito estava no fogo.

Perguntas similares