Leia o trecho a seguir.
Quando Bernal Díaz avistou pela primeira vez a capital asteca, ficou sem palavras. Anos mais tarde, as palavras viriam: ele escreveu um alentado relato de suas experiências como membro da expedição espanhola liderada por Hernán Cortés rumo ao Império Asteca. Naquela tarde de novembro de 1519, porém, quando Díaz e seus companheiros de conquista emergiram do desfiladeiro e depararam-se pela primeira vez com o Vale do México lá embaixo, viram um cenário que, anos depois, assim descreveram: “vislumbramos tamanhas maravilhas que não sabíamos o que dizer, nem se o que se nos apresentava diante dos olhos era real”.
RESTALL, Matthew. Sete mitos da conquista espanhola.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. p. 15-16.
O texto indica que os conquistadores espanhóis:
A reconheceram sua superioridade ao se deparar com a capital asteca.
B buscaram manter as obras astecas em seu lugar original.
C ficaram surpresos diante das obras realizadas pelos nativos.
D estavam decepcionados com a simplicidade das obras astecas.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
C ficaram surpresos diante das obras realizadas pelos nativos.
Explicação:
thust the father
gabriellydacruzribei:
obgg
respondido por:
0
Resposta:
C
Explicação:
É correta a alternativa C, já que o texto ressalta algo que geralmente não temos em mente quando pensamos no encontro entre colonizadores e povos nativos, já que as nossas ideias dos povos nativos são muito marcadas pelo preconceito de que eram "primitivos".
O que o texto afirma é que, ao se deparar com o Império Asteca, os espanhóis ficaram maravilhados, pois viram coisas que jamais haviam visto na Europa, o que ia desde recursos materiais a uma agricultura feita em áreas alagadas (as chinampas) e cidades incríveis, fundadas sobre lagos, assim como templos maravilhosamente grandes.
Perguntas similares
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás