Respostas
Resposta: Carregue sacolas retornáveis. ...
Adote um carrinho de feira. ...
Evite embalagem excessiva de alimentos.
Explicação: espero ter ajudado
Explicação:
Durante o consumo, os plásticos contendo vários tipos de bisfenol vão parar no organismo humano, causando graves danos à saúde. Após o descarte – mesmo que este seja feito corretamente -, os plásticos podem escapar para o ambiente e acabam no organismo de animais, nos lençóis freáticos, no solo e na atmosfera. Uma vez no organismo animal, o plástico é nocivo química e fisicamente, causando disfunções hormonais, morte por sufocamento, redução de populações por causa de problemas de reprodução, entre outros danos. Durante o consumo, em contato com os alimentos, alguns componentes do plástico, como o bisfenol, vão parar no organismo humano após a ingestão de alimentos contaminados, causando abortos, tumores, síndrome dos ovários policísticos, infertilidade e problemas nos testículos, para citar apenas alguns exemplos.
Um agravante é que todo plástico utilizado um dia se tornará microplástico. E o microplástico no ambiente acaba sendo um concentrador de outras substâncias tóxicas presentes no ambiente, como os POPs. O microplástico contaminado pelos POPs potencializa a contaminação de seres vivos pelo plástico, uma vez que, devido ao seu pequeno tamanho, alcança locais impensáveis: você sabia que o microplástico já está presente na água potável do mundo inteiro, no gelo polar, nos alimentos, na atmosfera, em animais da base da cadeia alimentar e no sal?
Diante de todas as desvantagens que o plástico traz, sem dúvida, concluímos que precisamos reduzir o consumo desse material.
Mas seria possível zerar o consumo de plástico?
Para responder a essa pergunta, é preciso primeiro refletir sobre onde ele está presente.
Você certamente imagina que o plástico está em muitas coisas, mas já parou para pensar que esse material compõe os fios das roupas, as tintas, os acabamentos dos móveis, os eletrodomésticos, os carros, esfoliantes de pele, resinas dentárias, seringas, bijuterias e até nos esmaltes de unha? O plástico está presente nos lugares e formatos mais diversos. Desse jeito fica complicado dizer que seria fácil zerar o consumo deste material. Mas, falando em termos mais palpáveis, é possível sim, ao menos, reduzir o lixo plástico no mundo ao reduzir o seu consumo. Afinal de contas, pela regras dos três Rs, primeiro devemos reduzir o consumo, em segundo, reutilizar e, por último, reciclar. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um Guia de como reduzir o consumo de plástico. Confira algumas dicas:
Elimine plásticos de uso único e itens supérfluos

Comece pelo mais simples e que afeta menos a sua rotina. Você precisa mesmo utilizar canudos de plástico? E copos, pratos e talheres descartáveis?
Se você possui algum problema de saúde e precisa utilizar canudinhos, saiba que existem canudos de titânio, além de opções de bambu, canudos biodegradáveis e até comestíveis.