1. A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.”Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas *
A) permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
B) perderam a relação com o seu passado histórico.
C) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
D) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
E) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.
2. A escravidão indígena adotada no início da colonização do Brasil, foi progressivamente abandonada e substituída pela africana, entre outros motivos, devido: *
a) ao constante empenho do Papado na defesa dos índios contra os colonos.
b) à bem sucedida campanha dos jesuítas em favor dos índios.
c) à completa incapacidade dos índios para o trabalho.
d) aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro aos capi¬tais particulares e à coroa.
e) ao desejo manifestado pelos negros de emigrarem para o Brasil em busca de trabalho.
3. O que a cultura africana trouxe para o Brasil? *
Sua resposta
4. Qual o objetivo de trabalhar com recorte e colagem? *
Sua resposta
5. Qual o objetivo de colar papel picado? *
Sua resposta
6. Sobre o Cubismo, é INCORRETO afirmar: *
A) É considerado fonte da corrente formalista e, por consequência, da pintura abstrata da arte do século XX.
B) Questiona os pressupostos fundamentais da tradição da arte ocidental.
C) Manifesta interesse pela arte não ocidental, como a arte africana e a arte primitiva.
D) Foi bem aceito pela sociedade da época, desde sua origem, na primeira década do século XX.
E) Apresenta pintura de caráter revolucionário, principalmente em relação à formalização das imagens.
7. Quais artistas foram os precursores do movimento cubista no Brasil? *
a) Pablo Picasso e Georges Braque.
• b) Di Cavalcanti e Pablo Picasso.
c) Rego Monteir e Georges Braque.
d) Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.
8. No inicio do século, em Paris, Pablo Picasso e Georges Braque criaram um novo estilo que mudou a ideia de se fazer arte. Estamos falando do Cubismo. Quanto a este movimento marque uma ÚNICA alternativa FALSA. Os cubistas: *
a) ( )Romperam com a ideia de arte como imitação da natureza.
b) ( )Passaram a valorizar as formas geométricas.
c) ( )A cor é o elemento mais importante da obra.
d) ( )Reproduziam os objetos e figuras em dezenas de pedaços.
9. Foi um grande nome do Cubismo brasileiro: *
a-( ) Di Cavalcanti.
b-( ) Tarsila
Respostas
respondido por:
0
Tô empatada nessa dai
Resposta:
Explicação:
Poxa
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás