É o maior e mais biodiverso sistema de água doce do mundo, seus números são cifras impressionantes. Abarca. A grande quantidade de água é o que a faz tão especial: suas florestas inundáveis, rios, lagos e outras zonas úmidas representam 14% da área total. Em um percurso de mais de 5 mil km desde os Andes até a foz no Atlântico, a interação entre floresta e rios cria espaços únicos e formidáveis para peixes, aves, outros animais e também para as pessoas. Esta riqueza biológica é chave para o bem estar das populações que vivem ali. 1. Assinale a alternativa que corresponda a Bacia Hidrográfica destacada no texto: * 1 ponto a) A Bacia Amazônica é uma das Bacias hidrográficas do Brasil, considerada a maior do país e do mundo. Recebe esse nome posto que o rio mais importante da Bacia é o Rio Amazonas, que nasce nos Andes Peruanos. Ele é originado pela confluência do rio Solimões e do rio Negro. b) O rio Orinoco é um dos principais rios da América do Sul, e tem a terceira maior bacia hidrográfica neste continente, cobrindo uma área de 880 000 km². É o principal rio da Venezuela, abrangendo quatro quintos do território do país, que percorre sinuosamente por 2 740 km. c) O lago Titicaca, situado na fronteira entre o Peru e a Bolívia, na Cordilheira dos Andes, é um dos maiores lagos da América do Sul e o curso d’água navegável mais alto do mundo. d) A Bacia do rio São Francisco é uma bacia hidrográfica inteiramente do Brasil que abrange 639.219 km2 de área de drenagem (7,5% do país). O principal rio é o São Francisco, que nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, percorre 2.700 km e chega ao Oceano Atlântico através da divisa entre Alagoas e Sergipe.
Respostas
Resposta:
A Amazônia é o maior e mais biodiverso sistema de água doce do mundo, seus números são cifras impressionantes. A Bacia Amazônica abarca 7 milhões de km² e é a floresta tropical mais extensa do mundo. A grande quantidade de água é o que a faz tão especial: suas florestas inundáveis, rios, lagos e outras zonas úmidas representam 14% da área total da Bacia Amazônica.
Em um percurso de mais de 5 mil km desde os Andes até a foz do Amazonas no Atlântico, a interação entre floresta e rios cria espaços únicos e formidáveis para peixes, aves, outros animais e também para as pessoas. Esta riqueza biológica é chave para o bem estar das populações que vivem ali.
O poeta Thiago de Mello revela sobre a vida ribeirinha no livro Amazonas: Pátria de Água. Recorda para a gente da Amazônia que “não desanima: espera pela vazante e alteia o assoalho, e aproveita depois a terra enriquecida pela enchente. O rio diz ao homem o que ele deve fazer. E o homem segue a ordem do rio [...]”.
As pessoas, outros animais, a floresta e os rios criam um rico ecossistema na Amazônia, compartilhando seus ciclos. Em Os Rios da Amazônia em Movimento e Conectados, nosso novo vídeo, contamos um pouco sobre a conectividade dessa grande bacia, e sobre a importância de seus rios, que com suas águas unem a Amazônia.
Explicação:
espero ter ajudado.
Resposta:
1 = a 2 = d
Explicação:
fiz no classroom