Qual a relação entre ouvir as histórias da vó e a partida de Tonho para fazenda?? ajuda por favor
livro:as cores da escravidão
Respostas
Resposta:
R= um homem surgiu falando que sabia onde tinha serviço bom para todo mundo e que dava para ganhar muito dinheiro. Qual a reação de Tonho após ouvir o que o homem disse ? R= Tonho se empolga vendo a oportunidade de ficar rico e se tornar o marquês de Marabá.
Explicação:
Espero ter ajudado
Resposta:
Vamos lá, começando do princípio. Primeiro vc precisa entender que Tonho era um menino inocente e que acreditava nas histórias que a vó dele lhe contava. Dito isso, vamos à explicação:
Por causa das histórias que sua vó Tonha lhe contava sobre o Gato de Botas (história sobre um gato esperto e falante que foi dado de herança ao filho caçula de 3 irmãos, e transformou seu dono em Marquês de Carabás e o fez casar com a princesa e ficar rico), ele acreditava ser o Marquês de Marabá e que sua herança, o Gato de Botas, havia finalmente chegado na forma de Gato Barbosa. Com isso, não só acreditou nas promessas do homem como também convenceu seu amigo João, que estava morrendo medo, a seguirem o Gato.
Claro que, além das histórias de vó Tonha, haviam algumas semelhanças que faziam ele acreditar que o Gato Barbosa fosse o Gato de Botas. Primeiro por se chamar Gato (ele só não sabia que se tratava de um apelido dado para as pessoas que recrutam mão trabalhadora - escrava - para os fazendeiros e não era seu nome), ele também usava botas e fazia promessas maravilhosas de enriquecimento. Isso fez com que Tonho acreditasse, com sua ingenuidade e mente imaginativa de criança, que aquela era a oportunidade de suas vidas.
O que os meninos não contavam era com o fato de que esse gato, de nada parecia com o gato da fábula de Charles Perrault. Eles haviam entrado numa fria! Passaram por coisas que nenhuma criança jamais deveria ter que passar. O sonho se transformou em pesadelo e os dois meninos, antes sonhadores, passaram a ser simplesmente dois meros trabalhadores. Duas crianças com a infância inteiramente roubada. Eles eram escravos na fazenda, sem poder falar ou dar opinião em nada. Só faziam trabalhar.
Explicação:
Espero ter ajudado!