É incorreto afirmar
a) os golfinhos, por serem mamíferos, continuam gerando os seus filhotes dentro da barriga da mãe e a estrutura responsável por nutrir o feto dentro do corpo da mãe é a placenta.
b) as baleias, por serem mamíferos, continuam alimentando seus filhotes com leite materno.
c) a poluição dos oceanos é um problema grande na alimentação de todos os seres vivos aquáticos. Por se alimentarem por meio da filtração, contudo, os misticetos sofrem mais que os odontocetos.
d) baleias e golfinhos possuem aparência externa semelhante à dos peixes, o que está relacionado ao parentesco muito próximo que os três possuem.
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
Cientificamente, os cetáceos são subdivididos em dois grandes grupos. Temos os cetáceos que possuem dentes (ou, no linguajar científico, odontocetos) e os cetáceos que possuem, no lugar dos dentes, umas cerdas bucais de queratina (os misticetos).
Praticamente todos os animais que a gente convencionou chamar de baleia são misticetos, ou seja, “nadica” de dentes. Só que, como você já deve ter percebido, as Orcas têm dentes. Por quê? Por quê? Porque as Orcas são odontocetos. Sim, do mesmo grupo do Golfinho e do Boto cor-de-rosa. Apesar de grande e imponente, a Orca é um golfinho e anda nos rolês das baleias de metido.
E, por fim, talvez você esteja se perguntando: mas como é que as baleias comem se não tem nem uns míseros dentinhos para mastigar a comida? As baleias, com aquele tamanhão todo, são filtradoras. Elas “chupam” a água e prendem seu alimento (pequenos invertebrados parecidos com o camarão) em suas cerdas.
Resposta:
A resposta é a letra D, mas não tenho certeza...