Só conseguimos entender as Reformas Religiosas ocorridas na Europa do século XVI, se compreendermos o quadro socioeconômico, político e cultural mais amplo do continente no alvorecer dos Tempos Modernos. O quadro de crise geral da Igreja Católica, forneceu juntamente com aspectos socias e políticos dinâmicos, um terreno fértil e propício para a propagação e enraizamento das ideias de Lutero e Calvino.
Assinale a alternativa que apresenta elementos precisos que nos ajudam a entender o desenvolvimento da Reforma Protestante na Europa seiscentista:
Escolha uma opção:
a. Harmonia e interação cooperativa entre a nobreza, os reis a Igreja Católica.
b. Renascimento Cultural, fortalecimento da nobreza, ação dos monges copistas e sua produção manuscrita de livros da antiguidade e militância ateísta organizada.
c. Fortalecimento da burguesia e do poder absolutista dos reis. Influência do Renascimento Cultural e invenção da Imprensa de tipos móveis por Johannes Gutemberg, e interesse da nobreza em bens e terras da Igreja Católica
d. Indiferença do alto clero católica à pobreza e exploração dos camponeses, devassidão moral e falta de cultura do clero e aceitação plena da burguesia aos ditames teológicos da Igreja Católica.
e. Intromissão da Igreja Católica em assuntos políticos terrenos, ações morais inapropriadas do clero católico e rejeição total da burguesia, Igreja Católica e nobreza aos ideais renascentistas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
a resposta certa é a letra B
*Explicação passo a passo*:
espero ter ajudado!!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás