“O fascismo era triunfantemente antiliberal. Também forneceu a prova de que o homem pode, sem dificuldade, combinar crenças malucas sobre o mundo com um confiante domínio de alta tecnologia contemporânea.”
(HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos, São Paulo, Companhia das Letras, 1995, p. 122.)
1. Considerando algumas noções gerais e as informações contidas no texto acima, o fascismo pode ser caracterizado como um movimento *
1 ponto
a) Fortemente influenciado por um nacionalismo extremado e crítico a Igreja Católica Apostólica Romana tendo surgido no século XX pelas falanges espanholas do ditador Francisco Franco, esse movimento em seguida se expandiu para a América do Norte.
b) Fortemente autoritário e crítico às novas tecnologias e ao avanço do sistema de media em massa, voltava-se profundamente a noções pacifistas que teriam tido origem na Rússia pós revolução de 1917.
c) Caracterizado pelo sentimento antidemocrático e que pregava que a única forma de obter o poder legitimamente era através da violência e da força, pregava conceitos do racismo científico e surgiu na Alemanha após o Tratado de Paris.
d) Caracterizado por um sentimento xenofóbico de profunda aversão ao que eles consideravam diferente, utilizava-se da propaganda em massa para divulgar seus dogmas e suas crenças como vontades absolutas e surgiu na Itália.
“O fascismo, como o nacionalismo, perseguia a conexão do passado com o presente, oferecendo aos indivíduos a oportunidade de se empenharem num projeto comum para o futuro de sua nação, uma entidade a que eles pertenciam e que os transcendia. Integrando o proletariado à comunidade nacional, o fascismo consegue apagar a identificação, efetuada pela democracia, da nação com a burguesia. (...) A nação, como entidade complexa, baseada na ligação com um território determinado, passado histórico, valores e culturas comuns, mostrava uma vez mais a força da consciência comum de seus habitantes e sua vontade de decidir o destino político comum. A nação revela-se o foco primordial da lealdade.”
(GUIBERNAU, Montserrat. Nacionalismos: o estado nacional e o nacionalismo no século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1997.)
2. (UERJ - ADAPTADA) Tomando como ponto de referência o texto, uma das características do nacionalismo de tipo fascista pode ser identificada na seguinte alternativa: *
1 ponto
a) Através do uso de intensa propaganda, os regimes fascistas procuravam impor uma ideia única de que a nação representa a vontade coletiva e que o coletivo está acima das vontades e direitos individuais.
b) Através do uso de uma grande variedade de jornais, procurava incentivar o livre debate e a livre discussão para, através da consulta pública, identificar as reais vontades da nação e suas preferências políticas e sociais.
c) Pregava a nacionalização do movimento internacionalista do proletariado, assim organizando as classes trabalhadoras pela necessidade de chegar ao poder. Identificando esses trabalhadores como a verdadeira “alma” e vontade da nação.
d) Era constituída com base em um sentimento antinacionalista e pregava a criação de uma cultura internacional que visava a integração dos povos na constituição de uma cultura comum, proletária.
Respostas
Resposta:
Explicação:
1- D
2- A
1) Sobre como o fascismo pode ser caracterizado está correta a letra d.
O governo incentivava o ódio aos povos estrangeiros. Os povos não-europeus eram classificados como inferiores e por isso deveriam ser perseguidos.
Os fascistas imaginavam um regime em que uma “elite, superior biológica e intelectualmente” deveria conquistar e dominar os demais povos do mundo.
Havia a crença na existência de seres humanos inferiores como as mulheres, os negros, os judeus, os homossexuais e os habitantes dos países que na época eram classificados como subdesenvolvidos.
2) Sobre as características do fascismo segundo o texto está correta a letra a.
Um dos principais meios de propaganda nesta época era o rádio. Ele era responsável por fazer com que o chefe do governo tivesse acesso à casa de cada pessoa, para promover suas ideias e propagandas políticas e para convencer as pessoas de que as suas ações eram o melhor para a nação.
Desta forma a opinião pública era manipulada junstamente com o controle e da censura dos meios de comunicação. A noção do indivíduo abolida e era propagada a ideia de que o indivíduo deveria sacrificar sua liberdade individual em prol da nação.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/1606122