Respostas
Após ser aplicada, a vacina atinge a corrente sanguínea. Lá, as células de defesa ficam alertas, em contato com o vírus ou bactéria presente na vacina — seja morto, vivo ou representado apenas por um pedaço do seu material genético —, e produzem um anticorpo contra o invasor.
Após acabar com o falso inimigo,as células defensoras memorizam a informação com aquele perfil e mostram a outros integrantes do sistema imunológico como atacá-lo. É nesse momento que o vacinado produz rapidamente e em grandes quantidades as células e os anticorpos apropriados.
Posteriormente, inclusive vários anos mais tarde, quando ocorrer uma invasão dessa bactéria ou desse vírus no indivíduo imunizado, o sistema imunológico desperta e causa imediatamente uma reação.
As doses de reforço de vacinas são necessárias, em vários casos, porque com o tempo algumas células do sistema defensivo “esquecem” a tática de extermínio e precisam de um novo lembrete.
Assim, as vacinas ajudam o sistema imunológico a criar meios de defesa rápida e eficaz contra esses microorganismos, prevenindo infecções.
ela é uma quantidade pequena da doença para que nosso corpo posso produzir antecorpos e se defender quando a doença realmente nos "atacar"