A vinda da família real ao Brasil em 1808 [...] Na comitiva vinha D. João, sua mãe D. Maria I, a princesa Carlota Joaquina; as crianças [...], o futuro imperador do Brasil e mais cerca de 15 mil pessoas entre nobres, militares, religiosos e funcionários da Coroa. [...] O destino da Coroa portuguesa era [...] o Rio de Janeiro, onde D. João e sua comitiva desembarcaram em 8 de março de 1808 e onde foi instalada a sede do governo. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2015. Fragmento. De acordo com esse texto, a vinda da Família Real portuguesa representou a decadência econômica da cidade do Rio de Janeiro. a proibição para a instalação de indústrias na Metrópole. a transferência da capital do Império Português para o Brasil. o aumento da influência política holandesa no Rio de Janeiro. o fechamento dos portos do Brasil aos países aliados.
Respostas
respondido por:
2
A respeito da família real portuguesa e a decadência da cidade do Rio de Janeiro, temos que a afirmativa correta é a letra B) a transferência da capital do Império Português para o Brasil.
É preciso destacar que a transferência da capital do Reino de Portugal foi resultado da chegada ao Brasil de importantes representantes do reino português. Onde a mudança da corte para o território brasileiro foi proveniente do medo da família real de ser pega por Napoleão e seus homens.
Tal fato provocou mudanças significativas na situação brasileira da época, em especial, no que diz respeito aos aspectos sociais, políticos e econômicos.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás