QUESTÃO 2
No final do século XIX e início do século XX, a indústria fabril estava em ascensão. Era necessário racionalizar a linha de produção, otimizar o tempo do trabalhador para se produzir mais, reduzir custos da produção e maximizar os lucros. Para tanto, os proprietários das indústrias passaram a pesquisar novos métodos para aplicar nas linhas de produção, a partir dos métodos aplicados pelo taylorismo.
Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2019. (Adaptado).
A partir do exposto e sobre as transformações no mundo do trabalho no que tange às características do fordismo e taylorismo, avalie as afirmativas a seguir.
I. Os tempos e movimentos eram cronometrados, a fim de garantir a racionalização do trabalho.
II. O trabalho era realizado de forma mecânica e padronizada, em que o indivíduo era considerado quase que uma extensão da máquina.
III. Valorizava-se o intelecto dos funcionários, uma vez que a profissionalização do trabalhador era requisito fundamental para o desempenho de suas funções.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
2
Alternativa correta.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Dentre as afirmativas, apenas a III encontra-se incorreta, visto que o contexto em que o fordismo e taylorismo se encontravam era de Revolução Industrial.
Nesse sentido, a valorização se dava somente em função da repetição e especificação dos trabalhadores, em uma época em que o intelecto não era preservado, visto que os trabalhadores eram tidos como extensões das máquinas.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás