Nicolau Maquiavel é considerado o pai do absolutismo, teoria política responsável por defender e justificar a centralização do poder nas mãos dos reis. Segundo Maquiavel, um governante não deve deter-se diante dos obstáculos para manter o controle do Estado.
A frase que está associada ao pensamento de Maquiavel é
a) “O homem é o lobo do homem”.
b) “Os fins justificam os meios”.
c) “Um rei, uma fé, uma lei".
d) “O Estado sou eu”.
Respostas
Resposta:
"Os fins justificam os meios"
Resposta: B
Explicação:
A alternativa B está correta porque Nicolau Maquiavel foi responsável por analisar a forma como os governantes agiam de fato, dando origem à obra O Príncipe, um manual para os reis e príncipes absolutistas. Apesar de a frase “os fins justificam os meios” não estar presente na obra, essa expressão representa a ideia-chave do livro.
A alternativa A está incorreta porque a frase “o homem é o lobo do homem” foi usada por Thomas Hobbes para justificar a necessidade de um Estado absolutista para controlar os homens. A alternativa C está incorreta porque “Um rei, uma fé, uma lei" foi a frase usada por Jacques Bossuet para justificar a Teoria do Direito Divino e a autoridade sagrada do rei. A alternativa D está incorreta porque “O Estado sou eu” foi uma frase dita pelo rei absolutista francês Luís XIV, representando a centralização do poder e o absolutismo.