• Matéria: História
  • Autor: mariajulia2651
  • Perguntado 4 anos atrás

1. O Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas adotadas por países europeus entre os séculos XV e XVIII, juntamente ao período das Grandes Navegações, com tendência a unificar o mercado interno e com o objetivo de enriquecer e fortalecer os Estados-nacionais. Aponte qual a principal característica do mercantilismo. *
1 ponto
a) As ideias fisiocratas, que defendiam que a riqueza das nações era derivada exclusivamente da agricultura, de "terras agrícolas" ou do "desenvolvimento da terra".
b) A busca incessante pelo lucro, que regia todas as práticas econômicas, sem a interferência do Estado, mesmo que isso representasse enfraquecer a nação.
c) A forte intervenção do governo na economia a partir de medidas como o metalismo, a balança comercial favorável, o colonialismo e o protecionismo alfandegário.
d) A divisão dos bens e propriedades com toda a população, buscando a igualdade social, mas dependendo do governo para fazer uma justa distribuição dessas riquezas.
2. O liberalismo econômico é uma teoria que defende o fim da intervenção do Estado na economia, acreditando apenas que este deveria dar condições para que o mercado siga de forma natural seu curso. Também defende a prática da livre iniciativa, além das liberdades e da propriedade privada. Essas ideias foram defendidas por qual filósofo iluminista? *
1 ponto
a) O filósofo escocês Adam Smith, que defendia que a riqueza das nações era resultado da atuação do homem, que, movido inclusive pelo seu próprio interesse, promovia o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
b) O filósofo francês Montesquieu, famoso pela sua teoria da separação dos poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais, e severo crítico do absolutismo e do clero.
c) Nenhum filósofo defendia tais ideias, apenas os reis absolutistas acreditavam que a intervenção do Estado na economia, daria condições seguras para que o mercado seguisse de forma natural seu curso.
d) O filósofo Jean-Paul Sartre, que defendia a prática da livre iniciativa, da livre concorrência e da propriedade privada, a partir do intervencionismo estatal.

Respostas

respondido por: isabelavedovato
73

Resposta:

1)c) A forte intervenção do governo na economia a partir de medidas como o metalismo, a balança comercial favorável, o colonialismo e o protecionismo alfandegário.

2)a) O filósofo escocês Adam Smith, que defendia que a riqueza das nações era resultado da atuação do homem, que, movido inclusive pelo seu próprio interesse, promovia o crescimento econômico e a inovação tecnológica.

Explicação:


mariajulia2651: Obrigada tá certinho ^-^
pesquisadoraprendiz: Obrigado!
respondido por: lukinhas19052002
8

Resposta:

Letra C e A

Explicação:

Perguntas similares