• Matéria: Biologia
  • Autor: paodemilho26
  • Perguntado 4 anos atrás

Por que, em sua opinião, o uso de combustíveis fósseis ainda é tão utilizado, sendo que este é um dos combustíveis que mais contribuem para o Aquecimento Global? Apresente três argumentos

Respostas

respondido por: ricardolive70seg
2

Resposta:

O porque de ainda o uso de combustíveis fósseis é muito alto, principalmente em área civil, envolve uma série de fatores, mas vou citar apenas o mais óbvio:

1° - Os substitutos ainda são arcaicos. Quando se pensa nos carros elétricos, sua diferença mais notável, para consumidores, dos carros com motores à combustão é a demora pelo carregamento e uso de energia. Atualmente, muitas baterias de carros elétricos demoram mais de 17 horas para uma autonomia de 400 Km, enquanto basta 5 minutos no posto de gasolina para ter até uma eficiência melhor. Pesquisas feitas nos EUA mostram que 20% a 30% das pessoas que compraram carros elétricos voltaram para carros à combustão, desacelerando o processo de transição. Mas devemos lembrar que o início dos motores à gasolina também não foram tão bons assim. Muitos ainda usavam carroças e cavalos como meio de transporte, já que os carros não passavam dos 20 cavalos-vapor de potência e consumiam muito combustível.

2° - Questões políticas e econômicas. Muitas empresas centenárias no ramo petrolífero possui um poder político muito forte, principalmente sobre países em que a economia é sustentada pelo petróleo. Shell, Mobil e Texaco são algumas das empresas que gastam bilhões de dólares em pesquisa para encontrar petróleo, principalmente na Antártica.

3° - Ainda não há infraestrutura elétrica suficiente. Apesar de termos uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, ela não seria suficiente para suprir toda a demanda de energia a noite, caso todos os carros fossem elétricos e as pessoas os deixassem carregando durante a madrugada. Precisaríamos utilizar termoelétricas e, consequentemente, poluiríamos mais. Mas, como dito antes, a tecnologia ainda tem muito a avançar, sendo questão de décadas ou menos para termos baterias muito mais leves, que carregam mais rápido, mais baratas e tem uma eficiência maior.


paodemilho26: Muito obrigada
Perguntas similares