Para a difusão da pós-verdade há um vetor fundamental: o advento das mídias digitais. As novas possibilidades tecnológicas minaram o poder de influência da imprensa tradicional e das fontes centralizadoras de explicação do mundo. Em especial os conglomerados dos meios de comunicação — que desde sempre estão atrelados ao poder — passaram a perder sua capacidade de manipulação da opinião pública, com a proliferação de blogs, canais no YouTube, fóruns de discussão on-line, “memes”, listas de transmissão em aplicativos de mensagens por smartphones.
Mas as implicações dessas novas tecnologias vão além da drenagem de poder da grande mídia e da capacidade de realizar imensas mobilizações sociais. As novas mídias fragmentam de tal modo o conhecimento, os dados e as percepções que viabilizam o crescimento da “pós-verdade” e da política “pós-factual”, isto é, debates políticos menos atrelados aos fatos e mais ligados aos achismos, às circunstâncias efêmeras e à falta de rigor conceitual. Os cidadãos passam a cercar-se e a munir-se apenas das informações, opiniões e “narrativas” que os agradem. Porém, as “guerras de narrativas” aniquilam a possibilidade de diálogos produtivos pois são meros monólogos simultâneos. Isso é problemático porque a participação de múltiplos grupos sociais no debate das ideias, propostas e caminhos para o país é o cerne da democracia.
Tendo em vista as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As mídias sociais, oriundas da revolução digital, tiveram duplo impacto na sociedade, tirando o protagonismo da imprensa oficial e transformando a forma como lidamos com as informações.
PORQUE
II. Diferente dos grandes veículos, as novas mídias apresentam as informações, dados e percepções de modo fragmentado, o que aprofunda o dilema da pós-verdade, pois as pessoas passam a “escolher” no que acreditar.
Acerca das asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
ALTERNATIVA 1
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás