Respostas
Resposta:
São as fórmulas de compasso, os números depois das claves (Sol, Fá, Dó e Neutra). Eles ditam quanto tempo cabe dentro de um compasso e como as notas se dividirão. O denominador é quem informa em quantas vezes é necessário dividir uma semibreve (4 tempos) para obter uma unidade de duração, ou seja, uma semínima. Já o numerador indica quantas unidades de tempo têm naquele compasso.
Explicação:
Para facilitar, você deve decorar o valor das figuras. A breve é a com maior valor, com oito tempos, mas é pouco utilizada, enquanto a semifusa tem 1/16 de tempo, sendo a de menor. Entre elas estão a semibreve (4 tempos), a mínima (2), semínima (1), colcheia (1/2), semicolcheia (1/4), e a fusa (1/8), isso quando o denominador da fórmula de compasso é 4, ou seja, são necessárias quatro semínimas de valor 1 para completar uma semibreve de valor 4.
Os valores das notas podem alterar ao definir o denominador. Por exemplo, em uma fórmula de compasso cujo denominador é 8, significa que é necessário dividir uma semibreve de 4 tempos em 8 partes. Assim, quem passa a valer um tempo é a colcheia, que em um compasso quaternário valeria meio.