Após realizado o seu trabalho de coleta, análise e interpretação dos dados, o pesquisador irá redigir o seu trabalho, escrevendo e defendendo a própria pesquisa. Diante do trabalho de redação final, ele deve não só despojar-se de preconceitos como alimentar-se de sentimentos de humildade e de amor à verdade, traduzidos concretamente no empenho pela objetividade. Não deve, pois, forçar sua pesquisa para que ela chegue a conclusões preconcebidas. O espírito científico se manifesta pelo respeitoso acolhimento das conclusões a que a pesquisa chega por si só, objetiva e documentadamente.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996 – Adaptada.
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A comunicação científica não é limitada em sua extensão, ou seja, não tem definição de tamanho mínimo ou máximo.
( ) A comunicação não necessita de abundância de aspectos analíticos; basta que a experiência, as ideias ou a teoria sejam bem fundamentadas.
( ) O texto das comunicações, como nas teses científicas, permite ao leitor reproduzir as experiências e obter os mesmos resultados, verificar os resultados da análise ou julgar as conclusões do autor.
( ) O emprego adequado de uma terminologia técnica é de grande valia para a transmissão de conhecimento entre os pesquisadores.
( ) Numa redação científica, é permitido o uso de termos em sentido figurado.
( ) O pesquisador-redator não deve confundir a linguagem científica com a literatura: esta última deve esclarecer pela força dos argumentos e tem por nota distintiva a objetividade enquanto a primeira deve impressionar, agradar pela elegância e pela evocação de valores estéticos.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Escolha uma opção:
a) F, F, F, V, F, V
b) V, F, V, F, V, V
c) F, V, F, V, F, F
d) V, V, V, F, F, V
e) F, F, V, V, F, V
Respostas
respondido por:
24
Resposta:
A resposta correta é: F, V, F, V, F, F
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás