• Matéria: Geografia
  • Autor: su225593
  • Perguntado 4 anos atrás











Questões de compreensão





1) A definição de continente não é consenso entre os geógrafos. Sendo assim, existem três definições que os caracterizam. Explique cada uma delas. E qual é a definição mais aceita?

2) No que se refere aos aspectos histórico-culturais, o continente americano é dividido em duas partes. Como elas são conhecidas? Por quê?

3) Os aspectos físicos naturais correspondem a outra divisão da América. Quais são elas?

4) Conforme o texto, Europa e Ásia formam uma massa continental denominada de Eurásia. Quais são as fronteiras que separam o continente europeu do continente asiático?

5) Caracteriza os aspectos físicos naturais do continente europeu?

6) Por que a Austrália é caracterizada um país continental?

7) A Antártica é o único continente que não tem uma população fixa, ou seja, povos nativos, apenas pesquisadores. Por qual motivo impediu/impede a fixação de habitantes nesse continente?​

Respostas

respondido por: amandasouz07
0

Resposta:

A definição de continente não é consenso entre os geógrafos. Sendo assim, existem três definições que os caracterizam. Explique cada uma delas. E qual é a definição mais aceita?

          A definição do termo continente não é um consenso entre os geógrafos. Pelo menos três versões podem ser consideradas. A primeira e mais utilizada considera que no planeta há seis continentes – extensas massas de terra cercadas por oceanos e que abrigam diversos países. A segunda considera a existência de apenas cinco continentes – ora considerando a Antártida um não continente, ora considerando a Europa e Ásia como um único continente, a Eurásia, por se situarem em uma mesma placa tectônica. A terceira amplia para oito o número de continentes, por considerar as subdivisões do continente americano (Norte, Central e Sul) como continentes autônomos.

 

No que se refere aos aspectos histórico-culturais, o continente americano é dividido em duas partes. Como elas são conhecidas? Por quê?

             No que se refere aos aspectos histórico-culturais do continente americano, pode-se subdividi-lo em duas porções: América Anglo-saxônica e América Latina. A primeira refere-se à porção de terras ocupada pelos ingleses e que se constituiu como colônias de povoamento. A segunda foi colonizada por portugueses e espanhóis, em sua maioria, e constituiu-se como colônias de exploração.  

Os aspectos físicos naturais correspondem a outra divisão da América. Quais são elas?

             Outra divisão pode ser feita a partir dos aspectos físicos e naturais do continente e, nesse caso, a subdivisão ocorre entre América do Norte, América Central e América do Sul. Essa divisão considera que o continente é formado por duas massas de terra (América do Norte e América do Sul) ligadas por uma estreita faixa (América Central).

Conforme o texto, Europa e Ásia formam uma massa continental denominada de Eurásia. Quais são as fronteiras que separam o continente europeu do continente asiático?

                Ao longo do Bósforo, o Cáucaso e os Montes Urais (historicamente a norte do Cáucaso, ao longo da Depressão Kuma–Manych ou ao longo do rio Don)

Caracteriza os aspectos físicos naturais do continente europeu?

              O relevo do continente europeu caracteriza-se por elevações de planaltos ao sul, com os Montes Pirineus e os Alpes; a noroeste, com os Montes Escandinavos e, a nordeste, os Montes Urais. O restante do território constitui-se de planícies.

Por que a Austrália é caracterizada um país continental?

              tudo isso é culpa da Austrália! Acontece que o território australiano, que possui 7.741.220 de km², ocupa quase toda a Oceania, que é o menor dos continentes. ... Assim, todo e qualquer país que tivesse uma área maior que a da Austrália seria caracterizado como um país continental.

A Antártica é o único continente que não tem uma população fixa, ou seja, povos nativos, apenas pesquisadores. Por qual motivo impediu/impede a fixação de habitantes nesse continente?

             Por uma convenção internacional, definiu-se que o território antártico não pertence a nenhum país, não podendo ser reivindicado ou invadido sob nenhum pretexto. Conhecido como Tratado da Antártida, foi assinado em 1 de dezembro de 1959.

Explicação:

Perguntas similares