Um biólogo descobriu uma nova espécie de tubarão. Para descrever seus hábitos de caça, esse biólogo fez um experimento em que colocou indivíduos dessa espécie em aquários distintos com as seguintes características:
Aquário I: aquário iluminado em que foram colocadas presas que não conseguiam se locomover.
Aquário II: aquário não iluminado em que foram colocadas presas que não conseguiam se locomover, mas estavam feridas e liberavam sangue.
Aquário III: aquário não iluminado em que foram colocadas presas que conseguiam se locomover.
O biólogo observou que somente nos aquários I e II o tubarão foi capaz de se alimentar das presas disponíveis.
De acordo com os resultados apresentados nesse experimento, é possível concluir que essa espécie de tubarão depende de quais sentidos para identificar a presa?
A)Somente visão.
B)Somente olfato.
C)Olfato e visão.
D)Audição e visão.
D)Olfato e audição.
Respostas
Resposta: letra (d)
Explicação:
Os tubarões usam todos os sentidos quando caçam – cada um tem vantagens específicas e sensibilidade diferente (ver quadro na pág. oposta). O olfato e a audição seriam mais úteis para localizar a presa a longa distância. Os sentidos visão, linha lateral e paladar, mais importantes a curto alcance.
Os tubarões da espécie pesquisada usam os sentidos da audição e da visão para identificar as suas presas, por isso que eles não conseguem encontrar bem as suas presas quando estão no escuro ou quando não podem ouvir os seus movimentos (alternativa D).
Muitos animais marinhos, como as baleias e os golfinhos, usam uma espécie de sonar para se localizar no oceano, localizar presas, rochas e seus semelhantes, não dependendo unicamente da visão e da audição.
Animais de vida marinha profunda dependem menos ainda da visão, inclusive nós não conhecemos todas as espécies aquáticas.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/4984119