2. Julgue verdadeiras ou falsas as afirmações abaixo:
( ) Os diversos teóricos do Socialismo apresentam diferenças em sua forma de pensar, e apresentam propostas que se diferenciam para solucionar o problema que enxergam diante da livre iniciativa e concorrência, dando às suas ideias um caráter reformista como fez Stuart Mill, e revolucionário como fizeram Marx & Engels.
( ) Para Marx & Engels a sociedade se organiza em níveis, a infra-estrutura e a superestrutura, e essa estruturação tem como base a repercussão da dominação política que coloca o Estado a serviço da classe dominante e submete as relações de produção.
( ) As relações de produção são as relações fundamentais de toda sociedade e revelam a forma pela qual os homens, usando as técnicas de domínio da natureza, se organizam por meio da divisão social do trabalho em classes sociais.
( ) Marx & Engels defendem a ideia de que para solucionar o antagonismo de classes é necessário que haja a passagem brusca da sociedade dominada pelo Estado burguês para sociedade sem Estado, o Comunismo.
( ) Para Marx & Engels as revoluções Americana e Francesa foram revoluções sociais, porque renovaram os padrões de autoridade e modificaram basicamente a estrutura social e econômica dos EUA e França.
A sequência correta das afirmações é:
a) V – V – F – V – F
b) V – F – F – V – V
c) F – V – V – F – V
d) F – F – V – F – F
e) V – V – V – V – V
Respostas
Apenas a terceira alternativa está correta. Alternativa d (F F V F F).
Explicação:
Incorreto. Stuart Mill não é um exemplo de teórico do socialismo, mas sim um teórico do liberalismo.
Esta alternativa é falsa. Para Marx & Engels, a sociedade tem como base a infraestrutura que, na verdade, é representada pelas relações econômicas de produção. Como por exemplo, no capitalismo, as relações econômicas são o modo de produção existente, e este influencia em todo o resto, que é denominado superestrutura.
Esta alternativa está correta, e descreve o que Marx & Engels denominam de infraestrutura.
Esta alternativa está incorreta. Marx & Engels defendem a ideia de que seja colocado em prática o Socialismo, com um Estado que atende às necessidades do povo e diminui as desigualdades sociais até que a sociedade não precise mais deste Estado, transicionando, então, para o Comunismo.
Falso. As revoluções Americana e Francesa não foram revoluções sociais porque não causaram mudanças no modo de produção, ou infraestrutura.