• Matéria: Português
  • Autor: anjol7440
  • Perguntado 4 anos atrás

Caro editor,

Que bela matéria, parabéns à revista! Vocês realmente conseguiram mostrar a relevância das telas de Cândido Portinari, que, apesar de, a princípio, retratarem a miséria de parte de nosso Brasil do século XX, fazem-se ainda infelizmente tão atuais.

Portinari pode, por seus trabalhos, certamente ser considerado hoje, não só como o artista que mostrou o pobre, o desamparado e o trabalhador braçal, mas como o homem que elevou a imagem do Brasil – e da arte brasileira – ao mundo. Ele não foi apenas o representante do povo brasileiro, foi o representante de um mundo de ideais, capaz de fazer voltar o pensamento à verdadeira situação do país.

Este grande artista nunca se deixou levar por entusiasmos passageiros ou por influências de moda, sempre esteve preocupado com uma arte que celebrasse a vida, a dignidade humana e os direitos de cidadania. Portinari foi um verdadeiro intérprete do drama dos retirantes, não somente pela força e pelas características de sua arte, mas também pelo fato de ter nascido numa região paulista por onde passavam tais indivíduos e pelo caráter social da sua pintura. Isso fica bastante evidente na tela “Criança morta”, em que uma mãe nordestina, que mal consegue se manter em pé, carrega nos braços descarnados seu menino morto.

Assim, suas obras desnudam um Brasil que não gostaríamos de ver, um país onde a dor humana foi banalizada.

Construa um parágrafo conclusivo para a carta, sugerindo uma proposta que busque amenizar o problema a longo ou curto prazo. Você deve escolher uma instituição (escola, governo, sociedade, igreja...) como a responsável por essa intervenção.

Respostas

respondido por: williannascimentoale
0

Resposta:

zzzzz to dormindo mano perunta a outro

Explicação:


anjol7440: nem perguntei pra vc kasakjak oxi
Perguntas similares