Os problemas ambientais, além de outros fatores, como a revolução da informação e a globalização econômica, contribuíram consideravelmente para a alteração das prioridades nas relações internacionais.
Tem-se presenciado, ao longo do tempo, inúmeras situações e fatos reveladores da vulnerabilidade do meio ambiente, que fazem com que seja necessário não apenas adotar postura crítica para sua defesa, mas também promover a educação voltada ao respeito à natureza, ao meio ambiente e à garantia de atendimento da s necessidades das futuras gerações.
Vale dizer, a preocupação com a degradação ambiental não é recente. Muitos fatores em contextos históricos diversos contribuíram para a caracterização da problemática ambiental como um aspecto global. A constatação da finitude dos recursos do planeta foi para alguns a imagem que mudou consideravelmente a maneira pela qual a humanidade começava a perceber e reconhecer os limites do planeta em que habitava.
O reconhecimento da fragilidade do planeta Terra contribuiu para privilegiar um enfoque mundial dos problemas relativos ao meio ambiente. Com isso, várias instituições foram criadas, e, sobretudo, uma dinâmica transnacional nova emergiu cujas consequências políticas somente se tornaram claras no decorrer dos anos.
Caminhava-se, portanto, em direção a uma concepção que zelasse pela proteção de valores considerados prioritários, ou seja, que escapassem ao âmbito dos interesses restritos de determinado Estado, para servirem de parâmetro no seio de toda a comunidade internacional.
Fonte: PASSOS, Priscilla Nogueira Calmon de. Conferência de Estocolmo como ponto de partida para a proteção internacional do meio ambiente. Revista Direitos Fundamentais & Democracia. Curitiba-PR. V. 6. P. 2. Ano 2020
Na conferência de Estocolmo, uma das mais importantes Conferência global sobre o Meio Ambiente, a participação do Brasil fui tida como:
Escolha uma opção:
a.
Malsucedida, uma vez que a postura assumida foi de tomar o desenvolvimento econômico a todo custo.
b.
Bem-sucedida, pois com sua vasta experiência em preservação ambiental pode contribuir com o desenvolvimento de outros países.
c.
Negativa, pois sustentaram a posição de que somente os países em desenvolvimento poderiam usufruir dos recursos infinitos.
d.
Positiva, pois propuseram um desenvolvimento consciente e sustentável, que não agredisse o meio ambiente.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
............................
oliveirabarbizinha:
cade a resposta?
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás