Respostas
Resposta:
Analisando o crescimento demográfico, pode-se perceber que os índices no continente africano são muito elevados, maiores do que outras regiões em desenvolvimento. Dois fatores podem ser considerados os principais responsáveis por essa situação: o elevado nível das taxas de fertilidade (cada mulher africana tem em média 4 filhos); e a queda paulatina das taxas de mortalidade, que de 223 por mil, na década de 1970, recuou para cerca de 118, no início da década de 2010.
Na década de 1950, a população da África representava 9% da população mundial. Esse índice subiu para em 15%, em 2010, e o continente atingiu cerca de 1 bilhão de habitantes. As altas taxas de natalidade, aliadas à baixa expectativa de vida (em torno de 53 anos), fazem com que a África apresente uma pirâmide etária com muitas crianças e jovens (base larga) e um reduzido número de idosos (ápice estreito), o que é um reflexo das precárias condições socioeconômicas de muitos países.
Explicação:
A estrutura etária da população africana reflete a péssima situação socioeconômica vivida pelo continente de modo geral.
A população africana é composta em sua maioria por crianças e jovens, e isso nos leva a entender duas situações:
- Alta taxa de natalidade
- Baixa expectativa de vida (as pessoas geralmente não passam dos 53 anos em muitos países)
Apesar da África atualmente apresentar um índice menor de mortalidade infantil se comparado a períodos anteriores, os conflitos internos, a falta de saneamento básico, os baixos investimentos em saúde pública, e as epidemias, tem dizimado grande parte da população ainda em idade produtiva.
Os problemas socioeconômicos que o continente tem apresentado atualmente, remontam ao período de neocolonização de seu território pelos europeus, e a forte exploração de seus recursos.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/17656106
Bons estudos!