No Estado Democrático de Direito a prevenção criminal é integrante da agenda federativa passando por vários setores do Poder Público, não se restringindo à Segurança Pública e ao Judiciário. Com relação à prevenção criminal, assinale a afirmativa correta:
Escolha uma opção:
a. A prevenção terciária se orienta aos grupos que ostentam maior risco de protagonizar o problema criminal, se relacionando com a política legislativa penal e com a ação policial.
b. A prevenção secundária corresponde a estratégias de política cultural, econômica e social, atuando, por exemplo, na garantia da educação, saúde, trabalho e bem-estar social.
c. A prevenção secundária tem como destinatário o condenado, se orientando a evitar a reincidência da população presa por meio de programas reabilitadores e ressocializadores.
d. A prevenção primária se orienta aos grupos que ostentam maior risco de protagonizar o problema criminal, se relacionando com a política legislativa penal e com a ação policial.
e. A prevenção primária corresponde a estratégias de política cultural, econômica e social, atuando, por exemplo, na garantia da educação, saúde, trabalho e bem-estar social
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Letra E
Explicação:
Prevenção primária: Quando o ESTADO procura diminuir as desigualdades sociais e regionais, mediante investimento em educação, saúde, assistência social. Dessa forma, atua sobre as causas do crime com medidas de médio e longo prazo. Implementação dos direitos sociais.
Prevenção secundária: Estado atua onde o crime acontece, ou seja, nas chamadas zonas de criminalidade. Exemplo: UPPs nas favelas. Presença do Estado em locais com alto índice de criminalidade. Exemplos de medidas: controle dos meios de comunicação, ordenação urbana.
Prevenção terciária: Intervenção tardia do Estado. Quando o crime já aconteceu. Aqui a preocupação é evitar a reincidência permitindo a ressocialização do indivíduo.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás