Respostas
Resposta:
A Caatinga é uma floresta
A Caatinga possui tipos de vegetação de formação florestal, com árvores atingindo porte superior a 15 metros de altura e elevada densidade de árvores. Essa vegetação está presente em fragmentos de mata bastante conservados, pouco alterados ou que foram transformados em reservas ambientais, encontrados principalmente em propriedades privadas. Por isso, são pouco divulgados.
Segundo a FAO, floresta é uma área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 metros de altura e cobertura de copa superior a 10%. Como reconhecimento internacional, a Caatinga é considerada pela Conservation International como uma das 37 regiões naturais do planeta.
2# Rica em biodiversidade
Entre as demais regiões semiáridas, a Caatinga é a que possui o maior índice de diversidade de espécies. Ocorrem 5.344 espécies de plantas no semiárido, abrangendo 154 famílias. Da fauna, pode-se encontrar 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas.
3# Fauna e flora únicas
Havia um mito que na Caatinga não existiam espécies endêmicas, ou seja, que só ocorrem nesta região, e que as espécies derivaram de outros biomas. Hoje se sabe que isso não é verdade. Há na Caatinga uma alta taxa de endemismo tanto de fauna como de flora, devido, entre outros fatores, ao desenvolvimento de estratégias de adaptação ao clima.
Ocorrem no semiárido 5.344 espécies de plantas, cerca de 1/3 endêmicas. São exemplos de plantas exclusivas a carnaúba, catingueira, pau-branco, barriguda. Exemplos de animais tem-se o mocó, tatu-bola, periquito-do-sertão, urubi-rei, corrupião.
4# Diversidade de ambientes
Na verdade a Caatinga não é homogênea, e possui uma grande variedade de paisagens, apresentando regiões distintas, a depender da influência do relevo, dos índices pluviométricos e dos tipos de solo. Encontramos Chapadões, Planaltos, Brejos de Altitude, Lajeiros.
5# Importância papel no ecossistema
Todas as florestas do mundo já sofreram modificações profundas e existem poucas áreas de floresta nativa intacta. Não é diferente com a Caatinga. A despeito do grau de conservação, as florestas possuem um papel importante no equilíbrio e manutenção da vida na Terra.
A Caatinga é responsável por manter diversos serviços ambientais essenciais e valiosos para a manutenção da vida, como a regulação do clima e do regime de chuvas, o abastecimento de água, a polinização que assegura a produção de alimentos, princípios ativos para produção de medicamentos e produtos farmacêuticos, além de conferir um ambiente de lazer e bem estar para as pessoas.