• Matéria: Geografia
  • Autor: 00001117663498sp
  • Perguntado 4 anos atrás

5= Pesquise o conceito:
a- Taxa de natalidade;
b- Taxa de fecundidade;
c- Crescimento populacional. natural ou vegetativo;
d-Densidade demográfico;

Respostas

respondido por: elis127
1
  • Taxa de natalidade- é a percentagem de nascimentos ocorridos em uma população, em determinado período de tempo.  A taxa de natalidade de uma população reúne informações que permitem estabelecer um panorama nacional da quantidade de nascimentos que foram registrados durante certo tempo.  A taxa de natalidade é um índice obtido entre duas variáveis: a população de determinado período e a quantidade de nascimentos registrados no mesmo período. Ao se fazer a divisão da quantidade de nascimentos pela população do período, obtém-se a taxa de natalidade.

  • Taxa de fecundidade- é um indicador demográfico que representa uma estimativa de quantos filhos uma mulher tem durante sua vida. Ela expressa as condições de reprodução em um determinado local.  Com esse indicador, é possível fazer análises da dinâmica demográfica. Isto é, previsões sobre o tamanho da população no futuro - se haverá aumento, diminuição ou até mesmo, estagnação populacional.  Essas informações são de extrema importância para o planejamento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, segurança, previdência e urbanização, por exemplo.  Apesar da taxa de fecundidade ser diferente entre as regiões do mundo, existe uma tendência de diminuição desse índice. Na década de 60 as mulheres tinham, em média, 4,92 filhos, hoje esse número é 2,45.

  • Crescimento populacional, natural ou vegetativo- é o valor obtido através da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de determinada região.  Juntamente com o índice migratório, o crescimento vegetativo ajuda a definir o crescimento demográfico do local observado.  Também conhecido como “crescimento natural”, este pode ser classificado em três diferentes categorias: positivo, negativo e nulo.  Quando o crescimento vegetativo é positivo, significa que o número de nascimentos é superior ao de mortes, fazendo com que haja um aumento progressivo no número de habitantes da região analisada.  O crescimento natural negativo é o oposto do positivo. Caracteriza-se pela maior quantidade de mortes do que nascimentos.  Por fim, quando se configura como nulo, quer dizer que a taxa de natalidade e mortalidade apresentam o mesmo número. Neste caso, não há um crescimento na população, mas sim a sua estagnação.  Saiba mais sobre o significado da Taxa de Natalidade e da Taxa de Mortalidade.  As condições econômicas, sociais, culturais e religiosas influenciam diretamente no crescimento demográfico da região.  Segundo a Teoria da Transição Demográfica, o crescimento vegetativo pode variar de acordo com alguns fatores relacionados ao desenvolvimento de determinado local.  Os países subdesenvolvidos, por exemplo, apresentam um elevado crescimento vegetativo, visto que as famílias ainda têm muitos filhos, fazendo com que o número de nascimentos seja superior ao de falecimentos.  Já os países desenvolvidos tendem a ter um crescimento vegetativo muito menor, pois as famílias passam a ter menos filhos.  Aliás, este é um dos principais obstáculos dos países desenvolvidos. Com uma população envelhecida, há escassez de mão-de-obra profissionalmente ativa para movimentar a economia do país. A previdência social dos países com baixo crescimento vegetativo fica sobrecarregada.  Vale lembrar que o crescimento vegetativo não leva em consideração o saldo migratório, mas apenas os indivíduos que nasceram no local analisado.  O chamado crescimento absoluto analisa tanto o número de nascimentos como o de migrações para determinado país.

  • Densidade demográfico- é uma medida utilizada pela Geografia, para avaliar a distribuição da população em um determinado território. Ela indica a quantidade de pessoas que habitam um determinado espaço geográfico.  Também chamada de população relativa, a medida é expressa em habitantes por quilômetro quadrado (hab/km²).  Esta medida possibilita mensurar a distribuição da população residente em um determinado local, permitindo verificar a população das áreas mais e menos povoadas.  Esse dado possibilita calcular a distribuição da população residente em um determinado território, permitindo a verificação das áreas mais e menos povoadas. Porém, como qualquer outro dado estatístico, ela possui algumas limitações como a generalização, uma vez que a população não se distribui de maneira homogênea pela extensão territorial.  

espero ter ajudado :))

Perguntas similares