É muito oportuno explicar que um animal pode viver bem deixando-se arrastar pelos seus instintos, mas o homem não. O homem é um ser especial porque é um ser livre. Precisa ser educado para viver de acordo com aquilo que é. Nem tudo o que ele pode fazer (roubar, mentir, drogar-se) ele deve fazê-lo. Não porque não seja livre, mas porque não lhe convém. Não se pode confundir, e muitas vezes confunde-se, a liberdade com a espontaneidade. O homem, para agir bem, deve pensar antes de atuar — coisa que os animais não fazem. Por isso, a educação ética não tira nem diminui a liberdade do homem — muito pelo contrário! Dá-lhe luz para que — se ele quiser — possa viver de acordo com aquilo que é. É verdade que o saber ético é difícil e delicado. Mas também é verdade que vale a pena esforçar-se por obtê-lo. Por quê? Porque é o saber mais valioso para o homem. É o saber que o ensina a usar bem a sua liberdade. (Rodrigo Lynce de Faria). O texto de Rodrigo Faria nos mostra que a liberdade é um bem valioso para a humanidade. Nesse sentido, a teoria do Destino, que tanto utilizamos em nosso cotidiano, até sem saber, nos traz grandes problemas. Assinale a resposta que NÃO se relaciona com esses problemas. *
A)Se pensarmos que o Destino existe, então não se pode acusar um assassino, uma vez que era destino dele matar alguém. Sequer podemos defender a vítima, uma vez que fazia parte do seu destino ser assassinada.
B)As campanhas "Setembro Amarelo", "Outubro Rosa" e "Novembro Azul" não tem razão de existir, uma vez que as pessoas morrem apenas quando tiver que ser...
C)A teoria do Destino não pode estar correta, uma vez que todo ser humano pode ser responsabilizado por suas ações. As circunstâncias existem, mas apenas o homem tem a capacidade de refletir e buscar uma ação correta.
D)A teoria do Destino abafa completamente a racionalidade humana.
E)Na Filosofia não navegas à deriva, mas por águas límpidas e profundas, pois a busca pela verdade traz à tona a ética e suas reflexões, responsáveis por retirar o homem do universo dos deuses e conduzi-lo aos braços da liberdade.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
(B)
Explicação:
na minha opinião é essa alternativa
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás