Respostas
Resposta:
Na década de 80, intensificou-se a condenação internacional ao Apartheid, que culminou com um plebiscito que terminou com a aprovação do fim do regime. No dia 11 de fevereiro de 1990, depois de 26 anos, o presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, liberta Mandela.
Resposta:
O Apartheid, regime racista, aconteceu entre 1948 a 1993. A palavra significa separação, na língua africâner.
Principais leis do Apartheid
• Proibição de casamentos inter-raciais;
• Imposição aos cidadãos de se registrarem de acordo com suas características de raça (Population Registration Act);
• Eliminação de qualquer oposição que fosse rotulada pelo governo como "comunista" (usada em 1960 para proibir o Congresso Nacional Africano (CNA), a maior organização política que incluía os negros socialistas, mas não comunistas);
• A proibição de negros para entrar em determinadas áreas urbanas e usar as mesmas instalações públicas;
• Acesso difícil à educação;
• Discriminação racial no local de trabalho.
Em 1993, Nelson Mandela e o presidente assinam uma nova Constituição Sul-africana, pondo fim a mais de 300 anos de dominação política da minoria branca, preparando a África do Sul para um regime de democracia multirracial. Nesse mesmo ano, recebem o Prêmio Nobel da Paz, pela luta em busca dos direitos civis e humanos no país.
Após longas negociações, Mandela conseguiu a realização das eleições multirraciais em abril de 1994. Seu partido saiu vitorioso, e ele foi eleito presidente da África do Sul.