• Matéria: Geografia
  • Autor: mdavi2185
  • Perguntado 4 anos atrás

O QUE É PIRÂMIDE ETÁRIA?
Uma Pirâmide Etária é um gráfico que representa a quantidade da população de um determinado território em relação às diferentes faixas etárias, sendo um lado para os habitantes do sexo masculino e o outro representando os habitantes do sexo feminino.

Quanto maior for a quantidade de divisões entre as faixas etárias, mais detalhadas serão as informações dispostas na pirâmide. Entretanto, é comum separar a população em grandes grupos de jovens (0 a 19 anos), adultos (20 a 59 anos) e idosos (acima de 60 anos).

A base da pirâmide apresenta a população mais jovem, enquanto no topo estão inseridas as faixas etárias dos idosos. Dessa forma, o termo “pirâmide” diz respeito ao desenho clássico do gráfico, com base larga e topo estreito, o que lembra uma forma triangular de uma pirâmide.

PIRÂMIDE ETÁRIA NO BRASIL

O Censo Demográfico do IBGE — Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — ocorre de 10 em 10 anos. Dessa forma, as informações disponíveis mais recentes sobre a população brasileira são de 2010.
A representação da pirâmide brasileira mais atual corresponde ao modelo chamado de pirâmide adulta. Ou seja, a base do gráfico ainda é larga, mas encontra-se em processo de evolução. Após passar por intensos períodos de urbanização e industrialização, a dinâmica populacional resultou em um modelo no qual a taxa de natalidade diminuiu e a expectativa de vida aumentou, mesmo que de maneira tímida.

Atualmente, o Brasil tem uma Pirâmide Etária com uma população jovem e adulta muito maior que as crianças de 0 a 4 anos e os idosos. Dessa forma, as faixas etárias correspondentes a mais de 3,5% do total da população se distribuem entre os 5 a 39 anos. A tendência, contudo, é que o Brasil entre em um processo de envelhecimento populacional, resultando em uma pirâmide envelhecida e de topo largo.

IMPORTÂNCIA DA PIRÂMIDE ETÁRIA

A Pirâmide Etária é uma importante ferramenta para análises demográficas. Com ela, é possível vislumbrar um cenário geral da população de um país, principalmente no que diz respeito aos índices de qualidade de vida, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Ela oferece, ainda, um panorama quantitativo da distribuição da população por faixas etárias e por sexo. Dessa forma, é possível guiar políticas públicas de investimento em áreas como saúde, educação e emprego.
Uma pirâmide envelhecida, por exemplo, demanda de um governo investimentos maiores em saúde, além de apontar um maior gasto na previdência. Já uma pirâmide com base alargada exige que mais recursos sejam alocados em áreas como educação e emprego.

Mais interessante do que analisar apenas o cenário atual por meio da Pirâmide Etária construída com os dados mais recentes é verificar o impacto das políticas públicas por meio de uma sequência histórica de Pirâmides Etárias de um país.
Assim, é possível entender e estudar como as diferentes ações de um governo influenciam na qualidade e na expectativa de vida da sua população. Como no Brasil os levantamentos são feitos a cada dez anos, a visualização dos impactos dessas ações governamentais costuma ser ainda mais explícito, pois há tempo da dinâmica populacional se modificar, nem que seja de maneira leve.
1 - “A dinâmica demográfica brasileira ilustra o acelerado crescimento ocorrido a partir de 1940 . Esse processo foi contínuo até 1960, quando o crescimento populacional atingiu o ápice, com taxas médias de crescimento de quase 3% ao ano. A partir daquela década, elas começaram a declinar até atingir 1,6% no censo de 2000 – e continuam em queda”. Sobre as variações no crescimento da população brasileira, assinale a alternativa que NÃO aponta um dos motivos de sua involução recente. *
a) Disseminação de métodos contraceptivos.
b) Inclusão da mulher no mercado de trabalho.
c) Intensificação do processo de urbanização.
d) Controle estatal sobre os índices gestacionais.
e) Difusão do planejamento familiar.

Respostas

respondido por: Victortramonte03
2

Resposta:

b

Explicação:

Perguntas similares