EXERCÍCIOS SOBRE A GINÁSTICA RÍTMICA
1. Onde a ginástica rítmica teve início?
2. Quais são os 5 elementos da GR?
3. Cite e descreva dois movimentos de ginástica.
4. Explique como a Ginástica Rítmica chegou ao Brasil.
5. As provas da GR em competições podem ser disputadas de quais formas? Explique.
6. Quando a GR tornou-se uma modalidade olímpica?
7. Descreva os seguintes aparelhos da GR:
Corda:
Fita:
Respostas
Resposta:
1-Russia
2-Arco, bola, corda, fita e maças.
3-Além do avião (movimento com os braços abertos), flic-flac (o atleta estica os braços para dar impulso e realiza a acrobacia), parafuso (sem as mãos, é feita uma rotação em torno do corpo no solo) e dos Santos (consiste em dois giros, seguido de dois mortais, além de uma flexão no quadril.
4-A Ginástica Rítmica foi introduzida no Brasil pela prof. Ilona Peuker, da Hungria, que chegou na Cidade do Rio de Janeiro na década de 1950, quando ministrou vários cursos para profissionais da educação. ... As componentes daquela equipe posteriormente difundiram a GR pelo Brasil.
5-As provas nas competições de GR podem ser disputadas individualmente ou em grupo. As individuais têm duração de 75 segundos para cada um dos quatro aparelhos apresentados. ... Por outro lado, as provas coletivas são compostas por cinco atletas e têm duração de 150 segundos.
6-Em 1984, a GR foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional e introduzida nos Jogos Olímpicos daquele ano.
7-
corda: Ela pode ser feita de cânhamo ou qualquer material sintético, desde que seja leve e flexível. Seu tamanho é proporcional à altura da ginasta. Esse aparelho possui também nós nas extremidades, não podendo apresentar empunhaduras de madeira.
Fita: A fita pode ser de cetim ou outro material semelhante, desde que não engomado. Seu peso não deve ultrapassar 35g e deve ter no máximo quatro e seis cm de largura e seis metros de comprimento para ginastas de nível adulto.
Explicação: