É correto afirmar que o assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando foi o motivo do início da primeira guerra mundial?
Respostas
Resposta:
Esse seria mais tratado como o estopim da guerra, o fator que estoura ela. Mas existiam outros fatores que se destacavam mais do que apenas esse.
Desde do Século XIX até o início do Século XX, as nações monarquistas queriam sempre estabelecer um poder superior entre as outras. Uma nação que chamou estava aumentando essa disputa era o Império Alemão (Alemanha) que estava em ascensão geopolítica na Europa e gerando temor aos países vizinhos como a Grã-Bretanha (Reino Unido), França e Império Russo (Rússia). Os alemães haviam se unificado há algumas décadas antes da guerra, quando Otto Von Bismarck (1815-1898) usou de estratégias políticas e militares para dissolver os pequenos grão-ducados, reinos e ducados dentro do território germânico. E após essa unificação ser concluída, o país estava procurando colônias pelo mundo. Esse fator despertou o temor principal da França, que via isso como uma ameaça as suas colônias que no momento se encontravam no norte-africano principalmente.
A Alemanha também passava por um movimento nacionalista chamado Pangermanismo, que servia de base ao Império Alemão para defender seus interesses expansionistas e também sua hegemonia política e econômica na Europa. (Essa parte nacionalista foi resumida, ok?)
Finalizando, poderiamos dizer que sempre havia um motivo para os países monarquistas (imperalistas) para expandir seu domínio sobre a Europa e África. E essa briga entre elas gerou um conflito conhecido como Primeira Guerra Mundial (1914-1918).