A área de enfermagem do trabalho atua no contexto da saúde ocupacional e de doenças ocasionadas devido ao ambiente de trabalho. O enfermeiro do trabalho é responsável por manter o conhecimento sobre o ramo de atividade da empresa, assim como os possíveis riscos de doenças e atuação direta em programas de saúde e de segurança que visam à promoção da qualidade de vida no trabalho. Dessa forma, o enfermeiro do trabalho é o profissional responsável pela execução da promoção da saúde do trabalhador em todos os locais onde haja colaboradores nas empresas. Diante disso, descreva a seguinte situação: você é enfermeiro do trabalho de uma multinacional do ramo alimentício e você precisa elaborar, no mínimo, cinco estratégias específicas para a promoção da saúde desses trabalhadores, com o objetivo de reduzir os riscos de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
Respostas
Resposta:
Padrão de reposta esperado
Explicação:
A atenção na promoção à saúde e à integridade física dos trabalhadores nas empresas é concentrada no setor de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), regulamentado pela Norma Regulamentadora 04, definida pelo Ministério do Trabalho.
Sendo assim, o enfermeiro do trabalho é membro da equipe do SESMT e tem autonomia para efetivar programas de saúde aos trabalhadores. Podemos citar estratégias viáveis para uma empresa de grande porte do ramo alimentício:
- Prevenção de acidentes: realizar educação permanente com todos os trabalhadores quanto ao uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), assim como o armazenamento e a qualidade desses materiais.
- Treinamento de primeiros socorros: orientar todos os trabalhadores da empresa, quanto às corretas intervenções frente a possíveis acidentes (síncopes, epistaxes, fraturas, hemorragias e intoxicações).
- Solicitação mensal da carteira de vacinação de todos os colaboradores da empresa: acompanhar o cumprimento do calendário vacinal.
- Realização de palestras sobre doenças do trabalho (ocupacionais): alertar sobre as causas, os sintomas, a fisiopatologia e os tratamentos.
- Orientação sobre o procedimento nos casos de acidente de trabalho: aplicar o protocolo de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), do Ministério do Trabalho.