A ambiguidade faz parte da característica das línguas, e traz fenômenos linguísticos como: homonímia e polissemia. Essas expressões linguísticas podem trazer muita confusão no entendimento da mensagem entre a língua alvo e língua fonte, pois podem apresentar mais de um sentido/significado para aquela mesma palavra ou sinal. Com base nesses fenômenos linguísticos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Funciona como marcadores conversacionais. Exemplo: né, então, tipo assim. ( ) É a técnica de comunicação por meio de sinais feitos com os dedos ou com as mãos. ( ) Igualmente a Língua Portuguesa, temos palavras diferentes para nos referir ao mesmo objeto em Libras. ( ) Normalmente quando isso acontece, precisa de um contexto para ser compreendida.
Respostas
Resposta:
F - F - V - V.
Explicação:
As alternativas a e b referem-se aos sinais tautológico, pois Tautologia na Língua Portuguesa funciona como marcadores conversacionais. Exemplo: né, então, tipo assim.
Sobre os fenômenos linguísticos, podemos afirmar que a sequência de afirmativas é: F F V V.
Homonímia
Ocorre quando palavras apresentam a mesma construção fonológica, além de fonemas e acentuação idênticos, porém têm significados completamente distintos. Nestes casos, a compreensão da mensagem não fica prejudicada, pois o sentido da palavra surge do contexto em que esta está inserida.
Exemplos de homonímia:
- Pegue um banco e sente-se.
- Fui no banco sacar dinheiro.
- Eu não como carne.
- Ele não é como você.
Polissemia
Ocorre quando uma palavra apresenta vários significados. Diferente da homonímia que tem fácil compreensão pelo contexto, a polissemia pode causar ambiguidade, caso seu duplo sentido atrapalhe a compreensão da sentença.
Exemplos de Polissemia:
- Elas se comportaram como verdadeiras damas.
- Venci ela no jogo de damas.
- Dom Pedro I caiu do cavalo.
- Dom Pedro I caiu na prova.
Espero ter ajudado! Aprenda mais sobre língua portuguesa em https://brainly.com.br/tarefa/41719801
#SPJ2