Respostas
Sócrates rebelou-se contra os sofistas, dizendo que eles não eram filósofos, pois não tinham amor pela sabedoria nem respeito pela verdade, defendendo qualquer ideia, se isso fosse vantajoso. Corrompiam o espírito dos jovens, pois faziam o erro e a mentira valerem tanto quanto a verdade. Sócrates discordava dos antigos poetas, dos antigos filósofos e dos sofistas, propunhava que, antes de querer conhecer a natureza ou persuadir os outros, cada um deveria conhecer-se a si mesmo.
Tem vários outros pontos que fala sobre isso mas, a resposta ia ficar muito grande. Se quiser mais informação sobre o assunto é só ter o livro "Iniciação à Filosofia" - Ensino Médio - volume único, capítulo 4.
Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida sobre o período socrático respondo!
Bons Estudos!
Resposta:
Os Sofistas eram uma espécie de tutores ambulantes que percorriam as cidades ensinando a arte da retórica às pessoas interessadas. Porém, isso era feito mediante pagamento (eram “empreendedores”). Eles se ocupavam de ensinar o que os gregos chamavam de Arete, isto é, a virtude. A principal finalidade de seus ensinamentos era introduzir o cidadão na vida política.
Os sofistas se compunham de grupos de pensadores na Grécia Antiga que viajavam de cidade em cidade realizando discursos públicos para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação.
Os Sofistas propagavam a ideia de que o conhecimento é relativo, isto é, só será verdade aquilo que for útil para ação humana.
Qual a diferença entre Sócrates e os sofistas?
Sócrates rebelou-se contra os sofistas, dizendo que eles não eram filósofos, pois não tinham amor pela sabedoria nem respeito pela verdade, defendendo qualquer ideia, se isso fosse vantajoso.