Apesar de nacionalmente o dia da independência ser comemorado em 07/09/1822, para a Bahia, há uma outra comemoração, a Guerra de Independência, de 2 de julho de 1823, que é sempre relembrada em festas e comemorações oficiais .Assinale a alternativa que melhor identifica o papel dos baianos no contexto da independência brasileira. *
a) A articulação revolucionária das camadas populares da capital baiana esteve restrita aos interesses dos libertos e dos homens livres e pobres, sem o apoio de parte dos intelectuais da cidade de Salvador.
b) A comemoração da independência da Bahia justifica-se, pois nessa data, as tropas do Exército e da Marinha expulsaram definitivamente os portugueses da cidade do Salvador.
c) As independências do Brasil e da Bahia ocorreram no mesmo contexto político, sem particularismos locais. Nesse sentido, não é possível considerar a existência de duas datas que marcam a independência do país.
d) A sedição de 1798 na Bahia sepultou os desejos separatistas dos baianos e os afastou da política brasileira de 1822. Por essa razão, a população baiana esteve alijada do contexto político da independência
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
B é verdadeira, pois foi na Bahia que a "última batalha" pela independência foi travada, sendo, por isto, um motivo de orgulho para os baianos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás