13. Leia e responda: Simão, meu esposo. Sel tudo. Está conosco a morte. Olha que te escrevo sem lágrimas. A minha agonia começou há sete meses. Deus é bom, que me poupou ao crime. Ouvi a noticia da tua próxima morte, e então compreendi que estou morrendo hora a hora. Aqui está o nosso fim, Simão..Olha as nossas esperanças! Quando tu me dizias os teus sonhos de felicidade, e eu te dizia os meus! .. Por que não merecemos nós o que tanta gente teml ... Assim acabaria tudo, Simão? Não posso crê-lo! A eternidade apresenta-se me tenebrosa, porque a esperança era a luz que me guiava de ti para a fe. Mas não pode findar assim o nosso destino. Ve se podes segurar o ultimo dia da tua vida a uma esperança qualquer. Vemos-emos num outro mundo, Simão? Terel eu meracido a Deus contemplante? Eu rezo, suplico, mas desfaleço na fé, quando me lembram as últimas agonlas do teu martirio. O texto acima transcrito pertence a uma carta que Teresa de Albuquerque escreve a Simão Botelho, numa novela considerada o melhor exemplo de novelistica romantica em Portugal.
O texto é, portanto, caracteristico do estilo romântico e evidencia elementos que permitem identificar a novela a que pertence e o nome do seu autor. Assim sendo, responda as seguintes questões:
1- Qual o nome do autor e qual o titulo da novela a que o texto pertence?
2 - Indique alguns segmentos (frases ou palavras) que, no texto, são caracteristicos da escola romantica.
3 - Que outros romanoistas e poetas románticos você conhece na iteratura portuguesa?
Respostas
O autor do trecho acima é Camilo Castelo Branco, um dos maiores nomes do Romantismo em Portugal. A história de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque faz parte do romance "Amor de Perdição", lançado no século XIX.
O romantismo foi um movimento artístico do século XIX que apresentou algumas fases, o trecho acima pertence a fase Ultrarromântica do Romantismo, em que os temas como a morte, a paixão extrema, idealização da pessoa amada e o sentimentalismo são muito trabalhados.
É possível destacar elementos do Romantismo no trecho: "Ouvi a notícia da tua próxima morte, e então compreendi que estou morrendo hora a hora." Onde estão presentes o sentimentalismo e a morte.
São exemplos de autores do romantismo português: Almeida Garret e Antonio Feliciano de Castilho.
Espero ter ajudado, bons estudos!