O espaço urbano capitalista – fragmentado, articulado, reflexo, condicionante social, cheio de símbolos e campo de lutas – é um produto social, resultado de ações acumuladas através do tempo, e engendrado por agentes que produzem e consomem o espaço” (CORREA, 1989, p. 11).Considerando as características do espaço urbano, avalie as afirmações abaixo. *
A) I e II.
B) II e III.
C) II
D) I, II e III
Respostas
Resposta: Entendendo que o espaço urbano capitalista é fragmentado, articulado, reflexo, condicionante social, cheio de símbolos e campo de lutas, o entendemos como um produto social, resultado de ações acumuladas através do tempo e engendradas por agentes que produzem e consomem o espaço.
Explicação:
Resposta:
I, II e III.*** todas estão corretas***
Explicação:
I- O espaço reflete o resultado de ações que se realizam no presente, como também daquelas que se realizaram no passado e que deixaram suas marcas impressas nas formas espaciais presente. O espaço urbano apresenta diferentes formas espaciais que coexistem lado a lado.
II- O espaço como condicionante social apresenta um papel determinado pela sociedade que o engendrou. As áreas residências segregadas dos locais de trabalho representam um papel importante na manutenção da reprodução das relações sociais e produção capitalista.
III- O espaço na condição de reflexo social é dinâmico, mutável, sendo que a cada transformação o espaço se mantém desigual, mesmo que as formas espaciais e o arranjo delas tenha sido alterado.