Leia o texto "Você e a biodiversidade" para responder a questão.
Você e a biodiversidade Abra a janela de sua casa e tente enxergar cada uma das partes que compõem a paisagem. Perceba como a vida está presente em cada elemento. E como todos juntos, com suas diferenças, formam um todo, um sistema interligado em que cada indivíduo exerce um papel importante para manter o equilíbrio geral. Essa variedade de vidas é a biodiversidade, da qual você faz parte. Agora, imagine Se todas as árvores fossem derrubadas. Para onde iriam os pássaros? Como se alimentariam ou encontrariam abrigo da chuva? Se os rios e mares estivessem totalmente poluídos. Como os peixes e as outras espécies que vivem na água sobreviveriam? Se as abelhas desaparecessem da Terra. Quantas plantas seriam extintas?
(A) Na primeira parte do texto, predominam verbos no modo imperativo. São eles: abra, tente, perceba. Justifique a importância desses verbos para a construção de sentido do texto.
(B) Na segunda parte do texto: "Agora, imagine.", alguns verbos estão no pretérito imperfeito do subjuntivo: fossem, estivessem, desaparecessem. Justifique a utilização do modo subjuntivo nesta parte do texto.
Respostas
Resposta:
2- A)
R: A importância desses verbos para a construção de sentido do texto é que ele transmite para o seu interlocutor a realização de uma ação, esse modo pode representar uma ordem, pedido, comando... Um exemplo é a frase "Abra a janela de sua casa e tente enxergar cada uma das partes que compõem a paisagem." nele está pedindo que abre a janela para tentar enxergar a paisagem
B)
R: Eles estão no pretérito imperfeito do subjuntivo porque não estão demostrando certeza de algo, ou seja, está expressando uma possiblidade que pode ocorrer.
Explicação:
Olá,
Essa resposta está certa, minha Professora corrigiu
Espero ter ajudado,
Bons Estudos!
Resposta:
A) A importância desses verbos para a construção de sentido do texto é que ele transmite para o seu interlocutor a realização de uma ação, esse modo pode representar uma ordem, pedido, comando... Um exemplo é a frase "Abra a janela de sua casa e tente enxergar cada uma das partes que compõem a paisagem." nele está pedindo que abre a janela para tentar enxergar a paisagem
B) Eles estão no pretérito imperfeito do subjuntivo porque não estão demonstrando certeza de algo, ou seja, está expressando uma possibilidade que pode ocorrer.