De que maneiras os escritores Gonçalves Dias e José de Alencar e o pintor Almeida Junior contribuíram para o movimento modernista brasileiro?
Respostas
Resposta:
O movimento modernista brasileiro foi um movimento artístico, cultural e literário que se caracterizou pela liberdade estética, nacionalista e crítica social. Vale ressaltar que o modernismo no Brasil teve três fases:
Primeira fase modernista no Brasil (1922-1930)
Segunda fase modernista no Brasil (1930-1945)
Terceira fase modernista no Brasil (1945-1960)
A primeira fase do modernismo esteve voltada para a busca de uma identidade nacional, a segunda fase os artistas demonstram maior equilíbrio e racionalidade e a terceira fase, buscavam uma poesia mais equilibrada e objetiva.
Gonçalves Dias foi representante da primeira fase da poesia romântica brasileira, suas obras trazem uma perspectiva indianista e romancista com poemas nativistas e amorosos também características do modernismo.
José de Alencar, escritor nacionalista que colocou o índio no papel principal, junto com as riquezas naturais. (romantismo/nacionalismo).
Almeida Junior, pintor, foi criador de arte nacional ressaltando o nacionalismo da época presente em poemas e crônicas.
Juntando todas essas características de suas obras, mostra que foram características que são principais do modernismo. Teve início na semana da arte moderna, dando inovações artísticas como cubismo, futurismo, expressionismo entre outros.
Explicação: