Respostas
Resposta:
Nas últimas semanas, vimos acontecer um fato um tanto quanto incomum no Brasil: grandes manifestações populares em prol da melhoria da qualidade de vida dos brasileiros como um todo. Grandes, pois protestos são bastante frequentes no nosso país, mas, na dimensão dos que vimos acontecer nos últimos dias, não são nada comuns por aqui.
Em um país que conta com quase 200 milhões de habitantes, como movimentar tanta gente por uma, ou várias, causas? Como desviar a atenção da Copa das Confederações em pleno país do futebol?
Pois bem, a ferramenta central de toda essa mobilização, foram, sim, as redes sociais. Vistas erroneamente pelos governantes como apenas um canal de entretenimento, as redes sociais foram de extrema importância para a disseminação das ideias de descontentamento da população e colaboraram muito para a organização dos movimentos, causando mais impacto na opinião pública do que a mídia tradicional.
Explicação:ESPERO TER AJUDADO
Resposta:
IMPACTOS DOS MOVIMENTOS NA POLÍTICA
Quantas vezes já nos deparamos com jornais nos mostrando um monte de pessoas aglomeradas em uma avenida ou enfrente a prefeitura com cartazes se expressando? Muitas vezes confundimos com as manifestações, mais a maioria das vezes são boa parte de pessoas correndo atrás de direitos básicos e essências para eles, o chamado movimentos sócias. Esses movimentos ajudam para uma melhor convivência na sociedade que através da lei do artigo 5º, XIV, da Constituição Federal de 1988 que permitem as expressões e opiniões do indivíduo ou grupo que correm atrás de seus direitos, que diferente da manifestação não vandaliza os espaços utilizados.
Sobe muitos olhares esses movimentos são vistos como algo violento e imoral, se tornando realmente violento com o abater das policiais contra eles. Esses movimentos promovem o benefício de melhoria de vidas e respeitos as diferenças as famosas minorias com leis que eles propõem a seus governantes, que infelizmente precisam de muito tempo de luta para finalmente serem ouvidas como nos casos das mulheres que demoraram 40 anos no século XX, para começarem a terem mais respeito e serem estudadas e ouvidas para melhores condições de igualdade ao sexo oposto.
Infelizmente muitos movimentos como o do feminismo precisam de muito mais anos de lutas para sua real conquista, como é o caso do racismo que desde da existência do indivíduo apenas querem o respeito e terem as mesmas oportunidades que os demais, e dos MTST que apenas querem o direto digno de uma vida descente como a próprio ONU estabelece a todo ser humano. Em boa parte, esses movimentos recebem muitos apoios como de celebridades e em alguns casos até políticos como no MSTS com ex candidato à presidência e a prefeito de SP Guilherme Boulos, que participa e ajuda diariamente nessa luta. Essa ajuda e esse contato entre povo e política séria de estrema importância, pois caso um dia esse candidato ganhe possa levar as necessidades desses movimentos aos parlamentos para melhorias, como o caso de Marielle Franco ex vereadora do Rio de Janeiro que lutava pelos movimentos de negros e feministas e que acabou sendo morta em 2018 (com apenas um ano de mandado), por estar sempre afrente da justiça batalhando pelos direitos.
Mesmo com algumas conquistas na justiça federal muita coisa não muda, pois, a justiça apenas implementa as leis no papel e não fazem nem questão de colocarem na prática. E para garantir que realmente essas conquistas fossem realizadas os governantes poderiam implementar mais meios de contato entre o povo e a política, para que pudessem se expressar e serem ouvidos sem os caos e confrontos violentos, evitando todo esses transtornos de uma forma mais pacífica e de melhores escolhas para os dois lados.