Para Pulga et al. (2013), "a modelagem de dados é um método de análise que, a partir de fatos relevantes a um contexto de negócio, determina a perspectiva dos dados, permitindo organizá-los em estruturas bem definidas e estabelecer regras de dependência entre eles.''
PUGA, S.; FRANÇA, E.; GOYA, M. Banco de dados: Implementação em SQL, PL/SQL e Oracle 11g. Pearson Education do Brasil. São Paulo, 2013
Podemos classificar a modelagem de dados em três níveis, sendo conceitual, lógico e físico. A partir do contexto apresentado, leia as afirmativas a seguir:
I - A primeira fase é a modelagem conceitual, em que é possível descrever a estrutura de como os dados serão armazenados em um SGBD, mesmo sem identificar qual será o SGBD utilizado.
II - O modelo lógico é representado pelo conceito de entidade-relacionamento no qual se relaciona com o SGBD.
III - O modelo físico é a representação de como os dados devem estar estruturados no DER, dando ao analista e ao cliente uma visão mais ampla da base a ser criada.
IV - As etapas da elaboração de uma modelagem de dados é de grande importância, entretanto observe que o SGBD só é relevante na segunda etapa.
É correto o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e IV, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Explicação:
I - Errada, pois "O mesmo organiza as informações da forma que vão estar presentes no Banco de Dados, mas não a forma de armazenamento com base em um SGBD". Livro Banco de Dados I, Página 64.
IV - Errada, pois o SGBD só é relevante à partir da segunda etapa:
"Neste ponto, o SGBD se torna relevante" Livro Banco de Dados I, Modelo Lógico, Página 64.
"a implementação do SGBD pode influenciar as estruturas físicas que são criadas nesta etapa de acordo com o SGBD escolhido. Alterações efetuadas no modelo físico não interferem nas aplicações que estão utilizando o Banco de Dados, essas alterações podem acontecer após a implementação e funcionamento do SGBD". Livro Banco de Dados I, Modelo Físico, Página 65.