O Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas adotadas por países europeus entre os séculos XV e XVIII, juntamente ao período das Grandes Navegações, com tendência a unificar o mercado interno e com o objetivo de enriquecer e fortalecer os Estados-nacionais. Aponte qual a principal característica do mercantilismo. * 1 ponto a) As ideias fisiocratas, que defendiam que a riqueza das nações era derivada exclusivamente da agricultura, de "terras agrícolas" ou do "desenvolvimento da terra". b) A busca incessante pelo lucro, que regia todas as práticas econômicas, sem a interferência do Estado, mesmo que isso representasse enfraquecer a nação. c) A forte intervenção do governo na economia a partir de medidas como o metalismo, a balança comercial favorável, o colonialismo e o protecionismo alfandegário. d) A divisão dos bens e propriedades com toda a população, buscando a igualdade social, mas dependendo do governo para fazer uma justa distribuição dessas riquezas. 2. O liberalismo econômico é uma teoria que defende o fim da intervenção do Estado na economia, acreditando apenas que este deveria dar condições para que o mercado siga de forma natural seu curso. Também defende a prática da livre iniciativa, além das liberdades e da propriedade privada. Essas ideias foram defendidas por qual filósofo iluminista? * 1 ponto a) O filósofo escocês Adam Smith, que defendia que a riqueza das nações era resultado da atuação do homem, que, movido inclusive pelo seu próprio interesse, promovia o crescimento econômico e a inovação tecnológica. b) O filósofo francês Montesquieu, famoso pela sua teoria da separação dos poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais, e severo crítico do absolutismo e do clero. c) Nenhum filósofo defendia tais ideias, apenas os reis absolutistas acreditavam que a intervenção do Estado na economia, daria condições seguras para que o mercado seguisse de forma natural seu curso. d) O filósofo Jean-Paul Sartre, que defendia a prática da livre iniciativa, da livre
Respostas
1) A principal característica do mercantilismo é c) A forte intervenção do governo na economia a partir de medidas como o metalismo, a balança comercial favorável, o colonialismo e o protecionismo alfandegário.
O mercantilismo se caracterizou pela grande participação do governo na economia através do metalismo, da balança comercial favorável, do colonialismo, assim como do protecionismo das alfândegas.
2) As ideias descritas foram defendidas pelo filósofo iluminista Adam Smith: a) O filósofo escocês Adam Smith, que defendia que a riqueza das nações era resultado da atuação do homem, que, movido inclusive pelo seu próprio interesse, promovia o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
O mercantilismo foi uma política econômica europeia durante o Antigo Regime. Os elementos que caracterizam o mercantilismo envolvem o conjunto de práticas econômicas adotado para incentivar o capitalismo comercial. Apesar de algumas características serem comuns, as ideias não foram homogêneas para todos os países da Europa.
Na Inglaterra era adotado um mercantilismo industrial e agrícola. As principais inovações trazidas ao mercantilismo foram o incentivo à produção manufatureira e a implantação da burguesia industrial. Nos países baixos era adotado o mercantilismo comercial e industrial, a inovação foi a restrição do comércio.
Saiba mais sobre mercantilismo em: brainly.com.br/tarefa/35752961
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta:
1-c 2-a
Explicação: