Respostas
Resposta:
Em primeiro lugar, o socialismo científico é a base do Marxismo como conhecemos, corrente essa que ia na contramão do socialismo utópico.
Para ser mais exato, o socialismo científico tinha como principal questão a análise do capitalismo, diferente do utópico, que buscavam expandir os princípios aplicados na Revolução Francesa com o intuito de desenvolver uma sociedade racional, baseada na implementação do sistema socialista de forma lenta.
O socialismo utópico se baseiam-se em fortes valores éticos provenientes de uma crença na bondade e na fraternidade humana.
O socialismo científico Marx e Engels, acreditavam possuir, por sua vez uma filosofia com base científica, por ser fundamentada numa observação empírica dos desdobramentos históricos concretos e ser capaz de fazer previsões para o futuro com base nesses padrões observados.
O científico é aquele de Marx e Engels, em que eles apontam os meios para se chegar ao socialismo,
O utópico é aquele que só idealiza a sociedade igualitária, mas não aponta meios para se chegar lá... (Saint Simon, Owen, Proudhon, etc.)
O real foram as tiranias cruéis (URSS, por exemplo), onde o povo se lascava e a cúpula do partido esbanjava luxo
O ideal seria aquela utopia que jamais vai existir aqui na terra: fim de toda desigualdade, fim da propriedade privada, fim do dinheiro, fim dos governos, todos ajudando todos, etc.
Explicação:
leia e faça com suas palavras, para que nao tenha problemas com plagio.