Desabafo - Desculpem-me, mas não dá pra fazer uma cronicazinha divertida hoje. Simplesmente não dá. Não tem como disfarçar: esta é uma típica manhã de segunda-feira. A começar pela luz acesa da sala que esqueci ontem à noite. Seis recados para serem respondidos na secretária eletrônica. Recados chatos. Contas para pagar que venceram ontem. Estou nervoso. Estou zangado. CARNEIRO, J. E. Veja, 11 set. 2002 (fragmento). Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de várias funções da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. No fragmento da crônica Desabafo, a função da linguagem predominante é a emotiva ou expressiva, pois
A) o texto enfatiza o referente, ou seja, o assunto ou contexto, com o objetivo de transmitir uma informação ao receptor.
B) o texto foi elaborado com o objetivo de convencer o receptor a agir de acordo com os ordenamentos expressos.
C) o texto apresenta estratégias para manter a interação com o receptor, ou seja, procura manter ativo o canal de comunicação escolhido.
D) o texto utiliza o código para explicar o próprio código.
E) o texto tem caráter subjetivo, ou seja, a linguagem cumpre a função de emitir opiniões, emoções, desejos, sentimentos.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
letra E
Explicação:
por ser um desabafo o texto tem função de emitir emoções e sentimentos, como diz a letra E
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás