"O fascismo era triunfantemente antiliberal. Também forneceu a prova de que o homem pode, sem dificuldade, combinar crenças malucas sobre o mundo com um confiante domínio de alta tecnologia contemporânea." (HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos, São Paulo, Companhia das Letras, 1995, p. 122.) 1. Considerando algumas noções gerais e as informações contidas no texto acima, o fascismo pode ser caracterizado como um movimento * 1 ponto a) Fortemente influenciado por um nacionalismo extremado e crítico a Igreja Católica Apostólica Romana tendo surgido no século XX pelas falanges espanholas do ditador Francisco Franco, esse movimento em seguida se expandiu para a América do Norte. b) Fortemente autoritário e crítico às novas tecnologias e ao avanço do sistema de media em massa, voltava-se profundamente a noções pacifistas que teriam tido origem na Rússia pós revolução de 1917. c) Caracterizado pelo sentimento antidemocrático e que pregava que a única forma de obter o poder legitimamente era através da violência e da força, pregava conceitos do racismo científico e surgiu na Alemanha após o Tratado de Paris. d) Caracterizado por um sentimento xenofóbico de profunda aversão ao que eles consideravam diferente, utilizava-se da propaganda em massa para divulgar seus dogmas e suas crenças como vontades absolutas e surgiu na Itália. "O fascismo, como o nacionalismo, perseguia a conexão do passado com o presente, oferecendo aos indivíduos a oportunidade de se empenharem num projeto comum para o futuro de sua nação, uma entidade a que eles pertenciam e que os transcendia. Integrando o proletariado à comunidade nacional, o fascismo consegue apagar a identificação, efetuada pela democracia, da nação com a burguesia. (...) A nação, como entidade complexa, baseada na ligação com um território determinado, passado histórico, valores e culturas comuns, mostrava uma vez mais a força da consciência comum de seus habitantes e sua vontade de decidir o destino político comum. A nação revela-se o foco primordial da lealdade." (GUIBERNAU, Mont
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
D) caracterizado por un sentimento xenofóbico de profunda aversão ao que eles consideravam diferente...
Explicação:
O fascismo nasceu na Itália e foi comandado por Benito Mussolini entre os anos de 1919 e 1943. Já o nazismo se desenvolveu na Alemanha entre 1933 e 1945, tendo como líder Adolf Hitler.
Dessa forma, o fascismo clássico apresenta cinco características: é chauvinista, antiliberal, antidemocrático, antissocialista e anti-operário. Ainda assim, formas do neofascismo podem se apresentar como economicamente liberais.
Espero que esteja correto e espero ter ajudado! ^_^
Perguntas similares
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás