Respostas
A tecnologia facilita muito a nossa rotina e é um ótimo entretenimento. Com apenas uns cliques compartilhamos coisas pessoais, entramos em contato com aquele parente distante, descobrimos uma nova música e assistimos vários episódios de determinada série, mesmo offline.Conseguimos armazenar milhares de músicas na palma de nossas mãos, temos televisões com a maior definição de imagem existente, guardamos todos os tipos de fotos e documentos pessoais na nuvem e podemos acessá-los a qualquer hora e em qualquer lugar, além dos IoTs e cidades inteligentes.
Atualmente, existe um aplicativo para tudo que fazemos. Nos tornamos totalmente dependentes desses pequenos ícones na tela de nosso celular. É difícil imaginar como ouvíamos música antes do Spotify, ou como compartilhávamos fotos antes do Instagram. A tecnologia está presente em tudo, o tempo todo.
O lado ruim é que estamos tão ligados nas nossas vidas online, que esquecemos de manter o contato offline. Não prestamos mais atenção no mundo a nossa volta, não conversamos mais pessoalmente.
Por recebermos tantas informações o tempo todo, nos tornamos mais desatentos. Parece que não podemos ficar sem encontrar coisas novas, é um pecado deixar o celular de lado, ficamos dependentes dessa conexão.
Outros pontos ruins são os problemas de visão que foram desenvolvidos nos últimos anos por ficar muito tempo vendo a tela do celular e os problemas de audição por ouvir coisas muito altas no fone de ouvido.
A obesidade também é um fator que vem encadeando essas mudanças de hábito. As pessoas ficam a maior parte de seu tempo sentadas, por conta da comodidade de comprar online, não precisam mais ir até a loja, nem sair para pedir o almoço, pois existem vários apps para isso.
Segundo a OMS, o sedentarismo está presente em 23% dos adultos; já nos mais jovens, esse índice é de 81%. Consequência direta do uso de videogames, celulares e computadores com mais frequência do que os mais velhos.
É importante ter um planejamento de quantas horas por dia você vai dedicar à tecnologia, para não perder o foco e a produtividade. Apesar de ser algo incrível, ela também pode trazer consequências sérias e permanentes a nossa saúde. Como todas as outras coisas, ela deve ser apreciada com moderação.